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dc.contributor.authorCOSTA, Maria da Penha Braga-
dc.date.accessioned2021-02-23T15:05:26Z-
dc.date.available2021-02-23T15:05:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria da Penha Braga. Determinantes internos da inovação e do desempenho do exportador em empresas industriais exportadoras brasileiras. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2018.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-68360-24-8-
dc.identifier.uris1dspp01.dmz.bnb:8443/s482-dspace/handle/123456789/665-
dc.description.abstractExportar é, normalmente, a primeira e mais comum forma de internacionalização das empresas. É considerada uma atividade da maior importância, tanto para empresas quanto para países, uma vez que aquelas precisam, frequentemente, ampliar mercado para se manterem sustentáveis, e estes precisam de saldo comercial para manterem as contas em equilíbrio e elevarem o bem-estar de suas populações. A inovação é considerada um dos principais elementos para a vantagem competitiva das empresas e para a competitividade das nações. Apesar desses pressupostos, o relacionamento específico entre inovação de produto e desempenho exportador tem sido pouco investigado pela academia, notadamente para determinados países, como é o caso do Brasil. Além disso, existe uma lacuna (gap) na literatura de estratégia e marketing internacional sobre o impacto da criatividade organizacional, enquanto competência interna à firma, na inovação de produto e, consequentemente, sobre o desempenho exportador. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os impactos, diretos e indiretos, de recursos e competências específicas à firma sobre a inovação de produto para os mercados internacionais e sobre o desempenho exportador das empresas exportadoras brasileiras. Para alcance desse objetivo, foi definido um modelo conceitual, a partir da revisão em profundidade das literaturas de marketing internacional e de inovação, fundadas nas perspectivas teóricas da Visão Baseada em Recursos (VBR) e Capacidades Dinâmicas da Firma. Para exame desse modelo, foram coletados dados por meio de um questionário formal estruturado junto a uma amostra constituída por 498 empresas industriais exportadoras brasileiras, selecionadas aleatoriamente e estratificadas por região do País e por setor industrial. A análise dos dados e os testes das hipóteses foram efetuados com a aplicação da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). O modelo proposto foi testado e a análise dos índices o confirmou com um adequado ajustamento. Assim, das 26 hipóteses testadas, 14 foram suportadas. A partir desses resultados, observa-se que os antecedentes, orientação para aprendizagem e orientação para o mercado externo, apresentam apenas efeito indireto sobre inovação de produto e desempenho exportador, enquanto o grau de internacionalização apresenta efeitos diretos e indiretos sobre ambos consequentes, e os antecedentes na forma das competências criatividade organizacional e de relacionamento apresentam um efeito direto sobre inovação de produto e desempenho exportador. Por sua vez, inovação de produto influencia di13 retamente o desempenho exportador. Logo, no conjunto, esses resultados permitem concluir que as empresas exportadoras brasileiras se utilizam de diversas competências para elevar inovação de produto e desempenho exportador, e que a criatividade organizacional apresenta-se como fator determinante-chave do desempenho exportador das empresas industriais exportadoras brasileiras. A tese finaliza com sugestões para pesquisa e para gestão de estratégia e marketing internacional de empresas exportadoras.pt_BR
dc.publisherBanco do Nordeste do Brasilpt_BR
dc.subjectCriatividade Organizacionalpt_BR
dc.subjectMarketing Internacionalpt_BR
dc.subjectInovação Tecnológicapt_BR
dc.titleDeterminantes internos da inovação e do desempenho exportador em empresas industriais exportadoras brasileiraspt_BR
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