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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARINELLI, Marcos-
dc.date.accessioned2020-01-13T14:37:36Z-
dc.date.available2020-01-13T14:37:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMARINELLI, Marcos. Avaliação de Universidades Corporativas. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2018.(Série BNB Teses e Dissertações).pt_BR
dc.identifier.urihttp://s2dspg01.dreads.bnb:8080/s482-dspace/handle/123456789/98-
dc.description.abstractdos resultados, visando atender aos objetivos propostos para este estudo. O livro apresenta o resultado da tese, servindo de guia para quem queira conceber ou avaliar suas unidades de educação corporativa. Está estruturado em cinco capítulos. O primeiro capítulo aborda uma contextualização sobre o tema educação e sociedade, delineando sobre sua relevância. O capítulo dois versa sobre a categoria educação, destacando a educação de adultos (profissional), a educação corporativa e sua ênfase no modelo por competência, bem como os modelos de Meister (1999) e Eboli (2004). 23 Avaliação de Universidade Corporativas No capítulo três são apresentados aspectos epistemológicos e conceituais de desenvolvimento e algumas das correntes teóricas que envolvem a categoria desenvolvimento, assim como os temas desenvolvimento local, desenvolvimento sustentável e indicadores de desenvolvimento. O capítulo quatro envolve a categoria estudos organizacionais, assim como sua relação com as organizações objeto da pesquisa, além da estruturação das unidades de treinamento e desenvolvimento nas organizações pesquisadas. O capítulo cinco trata da categoria avaliação institucional, subdividido em avaliação em instituições de educação superior e em avaliação organizacional, com seus respectivos modelos: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, 2010), Autoavaliação Institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BRASIL, 2004a), Malcolm Baldrige National Quality Improvement Act – MBNQA (NIST, 2012), Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (EFQM, 2010) e Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública (BRASIL, 2009a, 2009b). Apresenta, ainda, uma síntese e confrontação dos modelos avaliativos, acima expostos, nas perspectivas da educação, desenvolvimento e avaliação. No capítulo seis encontra-se fundamentada a proposição de modelo de autoavaliação para sistemas de educação corporativa. Em sua elaboração foi considerada a análise de oito modelos de avaliação, incluindo visões nacionais, europeias e norte-americanas, valendo-se de uma perspectiva multirreferencial, que incorpora as dimensões econômica, sociopolítica, ambiental e de gestão, dialeticamente articuladas, tendo como pano de fundo o desenvolvimento sustentável. O modelo proposto serviu de insumo para a composição dos instrumentos de pesquisa. No último capítulo encontram-se descritos os procedimentos metodológicos para a aplicação da pesquisa de campo, bem como da coleta dos dados e da análise dos resultados.pt_BR
dc.publisherBanco do Nordeste do Brasilpt_BR
dc.relation.ispartofseriesBNB Teses e Dissertações;n.39-
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectFaculdadept_BR
dc.titleAvaliação de Universidades Corporativaspt_BR
dc.typeBookpt_BR
Aparece nas colecções:Série BNB Teses e Dissertações

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