AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE SISTEMAS DE ENERGIA FOTOVOLTAICA E EÓLICA EM COMUNIDADES RURAIS NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1041

Palavras-chave:

Análise de projetos rurais. Sistemas de energia renováveis. Ceará

Resumo

O setor de energia possui um papel de destaque, tendo em vista que a energia constitui uma necessidade básica para a toda a sociedade, principalmente para a área rural que ainda possui carência por falta deste recurso. O Ceará caracteriza-se por ser pioneiro na utilização de fontes renováveis no Brasil. Essa iniciativa foi decorrente da formulação de programas que garantem o acesso das comunidades mais distantes, destacando-se o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF) da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará. Diante disso, foram avaliadas sob o ponto de vista econômico as ações de acesso à eletricidade rural por meio de fontes renováveis (fotovoltaica e eólica) implementadas em comunidades rurais no Estado do Ceará, utilizando a técnica de avaliação de investimentos e cálculo de indicadores de valor presente líquido, relação benefício-custo e taxa interna de retorno, a partir de investimentos realizados no ano de 2017 para um horizonte de planejamento de 10 anos. Os investimentos realizados mostraram-se viáveis para todas as simulações de taxas de desconto e custo do kWh da energia para as tarifas de R$ 0,40/kWh.

Biografia do Autor

Maria Rosa Dionísio Almeida, UECE

Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora da UAB/UECE.

Kilmer Coelho Campos, UFC

Professor Associado I do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Robério Telmo Campos, UFC

Professor Titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Wellington Ribeiro Justo, URCA

Professor do curso de Economia da Universidade Regional do Cariri –URCA e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco – PPGECON/UFPE e Doutor em Economia pelo PIMES/UFPE.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

Almeida, M. R. D., Campos, K. C., Campos, R. T., & Justo, W. R. (2022). AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE SISTEMAS DE ENERGIA FOTOVOLTAICA E EÓLICA EM COMUNIDADES RURAIS NO ESTADO DO CEARÁ. Revista Econômica Do Nordeste, 53(2), 8–26. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1041

Edição

Seção

Artigos