Anúncios

  • PETRÓLEO E GÁS

    2025-11-14

    Fernando Luiz E. Viana
    Banco do Nordeste do Brasil
    https://orcid.org/0000-0003-0911-7208

    Resumo: A indústria de petróleo possui características de mercado oligopolista, com concentração da produção e, principalmente, do comércio internacional em países que frequentemente passam por instabilidades geopolíticas. O Brasil, em 2024, estava na 12ª posição no ranking mundial de reservas de petróleo e na 24ª posição no ranking de reservas de gás natural. No mesmo ano, foi o 9º maior produtor de petróleo e o 30º maior produtor de gás natural. Em termos de desempenho da produção, em 2024 o Brasil teve queda de 1,0% na produção de petróleo, e crescimento de 2,5% na produção de gás natural e 1,2% na produção de derivados. Já as vendas de derivados tiveram crescimento de 4,3%. As perspectivas de desempenho dos indicadores de produção e venda de petróleo, gás e derivados no Brasil são positivas para 2025 e os anos seguintes. Com relação aos investimentos no setor de petróleo e gás no Brasil, considerando-se as descobertas recentes de áreas na costa nordestina com grande potencial de produção de petróleo e gás natural, bem como os projetos já existentes onshore, há bom potencial para a atração de investimentos e demanda de financiamentos para o setor na Região Nordeste, incluindo investimentos em energias renováveis por empresas deste setor.

    Análise completa em Aqui
    Outras análises em Caderno Setorial ETENE

    Saiba mais sobre PETRÓLEO E GÁS
  • NOVA POLÍTICA EDITORIAL DA REN

    2025-11-02

    A nova Política Editorial permite o fortalecimento da promoção aos direitos humanos, no respeito a diversidade, à situação econômica e social dos povos, pela transição para uma economia limpa, inclusão e acessibilidade, gestão com transparência e eficiência operacional, qualificação de recursos humanos, ciência, fatores fundamentais para o desenvolvimento regional sustentável. 

    Saiba mais sobre NOVA POLÍTICA EDITORIAL DA REN
  • MINERAIS CRÍTICOS E ESTRATÉGICOS NO NORDESTE

    2025-10-21

    Resumo: Este trabalho disponibiliza informações sobre as potencialidades do Brasil em minerais críticos e estratégicos, com destaque para a área de atuação do Banco do Nordeste (BNB), que abrange a Região Nordeste, além de parte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o Norte do Espírito Santo. No mundo atual, os minerais críticos e estratégicos têm tido importância crescente por estarem diretamente ligados à transição energética, à segurança tecnológica e à soberania industrial dos países. Nesse sentido, o domínio das reservas e a capacidade de produção e refino desses minerais têm sido utilizados como instrumentos de poder e barganha política ante a intensificação da guerra comercial. O estudo evidenciou que a área de jurisdição do BNB apresenta elevado potencial para diversos minerais estratégicos. E para alguns, a exemplo do potássio, lítio, titânio, tungstênio, vanádio e urânio, essa região participa, atualmente, com parcela expressiva da produção nacional e dos investimentos em lavra. Além disso, os investimentos em pesquisa de minerais estratégicos nessa região somaram R$ 1,81 bilhão no período 2019-2023, representando cerca de 40% do total investido no País, esforço que certamente resultará no surgimento de novas jazidas. O comércio exterior evidenciou elevado superávit em produtos da Indústria Extrativa Mineral, sobretudo minério de ferro, e déficit em produtos da Indústria de Transformação Mineral. O elevado potencial do Nordeste em minerais críticos e estratégicos coloca a Região em posição favorável para atrair investimentos e fortalecer sua indústria mineral.

    Análise completa aqui

    Saiba mais sobre MINERAIS CRÍTICOS E ESTRATÉGICOS NO NORDESTE
  • COMUNICADO - ARTIGOS COM "ACEITE" - PREPARAÇÃO PARA EDITORAÇÃO

    2025-09-02

    Prezados(as) autores(as),

    O quadro a seguir relaciona apenas os artigos na condição de "aceito" (ID). Pedimos que os autores destes, cadastrem nas respectivas submissões, todos os arquivos originais que geraram imagem no artigo, como: gráficos, figuras, mapas, dentre outros, além de tabelas e quadros em arquivo Excel. Esses arquivos são necessários para que sejam editados, ou seja, vetorizados, para melhor apresentação e qualidade gráfica. 

    Prazo: até o dia 6 de outubro de 2025.

    Notas:

    1) Os artigos que contém imagens sem a devida qualidade gráfica serão arquivados definitivamente, pelo motivo de não atendimento das exigências normativas;

    2) Os artigos não relacionados a seguir estão em avaliação pelos revisores, com prazo estimado para decisão editorial de até 90 dias.

    Saiba mais sobre COMUNICADO - ARTIGOS COM "ACEITE" - PREPARAÇÃO PARA EDITORAÇÃO
  • PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS - FLUXO NORMAL (2025) PARA FLUXO CONTÍNUO (2026)

    2025-08-14

    Prezados(as), cumprimentando V.Sas., comunicamos que estamos em processo de editoração de todos os artigos "aceitos para publicação". Os artigos que compõem o número 4 de 2025 (*), serão publicados em outubro/dezembro de 2025, os demais no primeiro trimestre de 2026, pelo modelo de fluxo contínuo. 

    Cordialmente, saúde e paz a todos!

    Saiba mais sobre PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS - FLUXO NORMAL (2025) PARA FLUXO CONTÍNUO (2026)