TRABALHADORES DA PESCA EM CONDIÇÃO DE INSEGURANÇA ALIMENTAR NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1056

Palavras-chave:

Segurança Alimentar, TSP, Logit.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o perfil dos trabalhadores da pesca, residentes na Região Nordeste, quanto à sua condição de Insegurança Alimentar Forte (IAF), ou seja, que em algum momento tenham sofrido redução quantitativa de alimentos (fome). A metodologia utilizada para obter as probabilidades condicionais de o Trabalhador do Setor da Pesca (TSP) se encontrar em condição de IAF foi o modelo logit, com a utilização dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), edição de 2013. Os aspectos socioeconômicos revelaram que na Região Nordeste, aproximadamente 77,4 mil trabalhadores da pesca sofreram com a fome em algum momento por não terem condições de adquirir alimentos, o equivalente a 52% dos TSP do Brasil nesta mesma situação. Os resultados apontam maiores chances de o TSP no Nordeste sofrer com IAF dado que o indivíduo seja do sexo feminino, possua baixa escolaridade e ocupação laboral de pescador artesanal.

Biografia do Autor

Regina Ávila Santos, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo - ESALQ/USP.

Doutorando em Economia Aplicada, Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada - PPGEA/ESALQ - USP. Mestre em Economia Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada - PPGE/FURG (2019), possui graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2013), com experiência nos setores financeiro e de serviços. Atualmente, é pesquisadora associada do Núcleo de Economia Regional, Urbana e Ambiental (NERUA/FURG).

Patrizía Abdallah, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Economia (UFV/1987), mestrado em Economia Rural (UFV/1990), doutorado em Economia Aplicada (ESALQ-USP/1999) e pós-doutorado em Economia Pesqueira (Fisheries Centre - University of British Columbia, Canadá / 2005-2006). Professora titular do Instituto de Economia da FURG, ministrando aulas na graduação e pós-graduação. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, Economia Costeira e Marinha, Economia Pesqueira, Análise Econômica, Política Pública, Mudanças Globais e Efeito sobre Ecossistemas Costeiros. Responsável pela rede temática ?Uso e Conservação da Biodiversidade Costeira e Marinha, Subsídios à Formulação de Política Pública para o Mar?, do Programa INCT-Mar/COI e pesquisadora da Rede CLIMA. Coordena Projeto financiado pela CAPES, Pró-Integração/AUXPE3166. Representa o MEC no GT-UCAM/SECIRM. Atua desde 2013 como Diretora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio Grande ? FURG. Trabalhos publicados nos temas de economia costeira e marinha, economia pesqueira e desenvolvimento sustentável em zonas costeiras e marinhas.

Marcio Nora Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Márcio Barbosa é doutorando em Economia Internacional na Escola de Gestão e Negócio da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, mestre em Economia Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada _ PPGE/FURG e especialista em Comércio Exterior e Negociação Internacional pela FGV-Florianópolis, atua como professor temporário no Curso de Ciências Econômicas da FURG, atuou como Professor temporário (até fev/2018) no curso de Comércio Exterior na FURG-SVP, assim como atua na Unidade de Pesquisa em Economia Costeira - UPEC/FURG, onde participa de projetos de pesquisa na área econômica. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e técnico em Comércio Exterior. Possui experiência em economia internacional e métodos quantitativos, assim como em analise econômica de cadeias produtivas e análise de custo de processos, Logística de commodities e Logística interna.

Vivian Orellana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Economia Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa da CAPES no doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia em Berkeley. Também executou pesquisas no Departamento de Economia na Universidade de Harvard. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com experiência principalmente na área de Microeconomia Aplicada envolvendo temas como Economia do Trabalho, Educação, Saúde e Avaliação de Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2022-04-13

Como Citar

Santos, R. Ávila, Abdallah, P., Barbosa, M. N., & Orellana, V. (2022). TRABALHADORES DA PESCA EM CONDIÇÃO DE INSEGURANÇA ALIMENTAR NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 53(1), 8–25. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1056

Edição

Seção

Artigos