A crise do planejamento, a economia da inovação e o desenvolvimento regional

Autores

  • Ulisses Pereira dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.106

Palavras-chave:

Planejamento, Desenvolvimento Regional, Inovação, Economia do Conhecimento.

Resumo

É reconhecido que o planejamento apresenta uma forte correlação com o desenvolvimento econômico desde os primeiros escritos de Henri Saint-simon, precursor desse campo de estudo. O caráter ativo do Estado de bem estar nacional vigente no pós-segunda guerra mundial e o franco processo de crescimento econômico internacional neste período (1945-1970) fizeram com que o planejamento econômico fosse fortemente influenciado pela linha keynesiana. Contudo a crise do padrão de acumulação keynesiano-fordista, a partir da década de 1970, marcou a crise do planejamento, que perdeu espaço nas esferas política e acadêmica. No mesmo contexto, ascendeu um novo padrão de acumulação, baseado num modelo flexível e na competição via inovação e conhecimento. Este modelo deu origem a uma nova forma de ação estatal na economia, a qual deveria se voltar à promoção da capacidade tecnológica local, com vistas a gerar ganhos de competitividade no mercado internacional. Entende-se que este contexto seria favorável à retomada do planejamento, o que não aconteceu. Mesmo sendo o Estado ativo no contexto da economia do conhecimento, o planejamento praticamente não se reergueu da crise instalada ainda na década de 1970. Defende-se aqui que o uso da economia do conhecimento e da inovação na promoção do desenvolvimento regional abre espaço para a retomada do planejamento como política efetiva de governo.

Biografia do Autor

Ulisses Pereira dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor e mestre em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Ciências Econômicas pela mesma universidade. É colaborador do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Pesquisa em áreas relativas ao Desenvolvimento Econômico e Regional, aos Sistemas de Inovação e à atuação de Empresas Multinacionais na Economia Global. Atua junto ao Grupo de Pesquisa em Economia da Ciência e Tecnologia do CEDEPLAR/FACE/UFMG e integra a equipe da Pesquisa Sondagem de Inovação da ABDI. Trabalha ainda com temas relacionados à Economia Brasileira e às Redes Globais de Produção e Inovação. Foi bolsista do programa de doutorado sanduíche do CNPq no Technology Policy and Assessment Center (TPAC) no Georgia Institute of Technology, em Atlanta (US), entre os anos de 2012 e 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-06

Como Citar

dos Santos, U. P. (2016). A crise do planejamento, a economia da inovação e o desenvolvimento regional. Revista Econômica Do Nordeste, 45(4), 17–34. https://doi.org/10.61673/ren.2014.106

Edição

Seção

Artigos