CONHECIMENTO, PERCEPÇÃO CLIMÁTICA E COMPORTAMENTO PRÓ-AMBIENTAL NA AGRICULTURA

Autores

  • Attawan Guerino Locatel Suela Universidade Federal de Viçosa
  • Dênis Antônio da Cunha Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Sabrina de Matos Carlos Universidade Federal de Viçosa
  • Marcel Viana Pires Universidade Federal de Viçosa
  • Álvaro Antônio Xavier de Andrade Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1126

Palavras-chave:

Agricultura Sustentável. Mudanças Climáticas. Bacia Hidrográfica do Rio das Contas

Resumo

O presente artigo analisou o comportamento pró-ambiental de agricultores num contexto local. A pesquisa foi construída a partir do suporte teórico da Teoria do Comportamento Planejado e testou a hipótese de que o comportamento pró-ambiental está diretamente relacionado ao nível de conhecimento e à percepção climática dos agricultores. Foram utilizadas informações socioeconômicas de propriedades localizadas ao longo da bacia hidrográfica do Rio das Contas, Bahia. Metodologicamente, foi realizada análise exploratória (teste de Qui-quadrado) e estimado um modelo de probabilidade (Probit). Os resultados confirmaram que a decisão dos agricultores é condicionada pelo seu nível educacional e a disponibilidade de assistência técnica. O conhecimento a respeito das mudanças climáticas e seus efeitos sobre a agricultura, bem como a observação de eventos extremos também influenciam o comportamento. Isso indica a necessidade de investir para conscientizar os agricultores sobre a importância de práticas de cultivo conservacionistas.

Biografia do Autor

Dênis Antônio da Cunha, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Ciências Econômicas (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Adjunto e Orientador dos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA) e Extensão Rural (PPGER) da Universidade Federal de Viçosa, atuando nas áreas de Teoria Microeconômica, Economia Agrária, Economia dos Recursos Naturais, Economia das Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (FAPEMIG). É líder do Grupo de Pesquisa "Economia dos Recursos Naturais e Ambientais", vinculado ao PPGEA/UFV. No período de 2011 a 2012 foi pesquisador do Latin American and Caribbean Environmental Economics Program (LACEEP), Costa Rica; entre 2010 e 2011 foi Professor Assistente da Universidade Federal de Ouro Preto; no ano de 2014 foi Coordenador Científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER); entre 2014 e 2015 foi bolsista do Programa de Bolsas de Qualidade em Pesquisa de Excelência para Jovens Docentes Pesquisadores (Funarpex/Funarbe-UFV).

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Suela, A. G. L., da Cunha, D. A., Carlos, S. de M., Pires, M. V., & de Andrade, Álvaro A. X. (2021). CONHECIMENTO, PERCEPÇÃO CLIMÁTICA E COMPORTAMENTO PRÓ-AMBIENTAL NA AGRICULTURA. Revista Econômica Do Nordeste, 51(3), 193–206. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1126

Edição

Seção

Artigos