IMPLICAÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DA PONTE SALVADOR - ILHA DE ITAPARICA NA DINÂMICA DE CRESCIMENTO URBANO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

André Luís Caldas Viana, Leonardo Bispo De Jesus Júnior, Hamilton De Moura Ferreira Júnior, Henrique Tomé Da Costa Mata

Resumo


O Sistema Viário do Oeste (SVO), cuja principal obra é a construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, consiste em uma intervenção no sistema rodoviário baiano que visa interligar as principais rodovias estaduais e federais que se conectam à capital baiana. A expectativa é que o projeto crie um novo vetor logístico e urbano para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e reequilibre a dinâmica de crescimento urbano da metrópole com o deslocamento do seu centro de gravidade na direção dos municípios de Itaparica e de Vera Cruz e dos territórios do Recôncavo e do Baixo Sul. O objetivo do artigo é justamente discutir o potencial do SVO atender a tal expectativa. Para atingir o objetivo proposto, discute-se a relação entre infraestrutura e desenvolvimento econômico, a situação socioeconômica dos municípios dentro da macroárea de influência do referido projeto e os fatos estilizados sobre movimentos pendulares. Conclui-se que a expectativa do SVO reequilibrar o crescimento urbano da metrópole pode não se concretizar, pois, além da infraestrutura de integração inter e intrarregioal, o fortalecimento de novas centralidades depende de equipamentos públicos, diga-se, infraestrutura social e urbana, que contribuam para atração de investimento produtivo privado.


Palavras-chave


Infraestrutura; SVO; Desconcentração Espacial; Desenvolvimento econômico.

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