INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO ARROZ: HIERARQUIZAÇÃO DOS ORIZICULTORES DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO, MA, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1295

Palavras-chave:

Agronegócio, Análise de agrupamento, Sistema de produção.

Resumo

Este estudo objetivou identificar e caracterizar os diferentes grupos de orizicultores existentes quanto às características inovativas e tecnológicas no município de São Mateus do Maranhão. Para isto, utilizou-se de estatística multivariada por meio das técnicas de análise fatorial e da análise de agrupamento, após o tratamento dos dados obtidos por meio da aplicação de questionários junto aos produtores, a fim de obter grupos semelhantes quanto às estruturas produtivas. Foram identificados três grupos distintos de produtores, o primeiro tem como característica a baixa intensidade tecnológica (Cluster 1), o segundo média intensidade tecnológica (Cluster 2), e o terceiro grupo consiste de baixa intensidade tecnológica e alta em manejo (Cluster 3). Assim, conclui-se, por meio da análise de agrupamento que o Cluster 2, foi o grupo que mais se diferenciou positivamente em relação ao demais, apresentando melhores características inovativas e tecnológicas, constituído principalmente por médios produtores detentores de maior capacidade produtiva.

Biografia do Autor

Uelson Serra Garcia, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão (2015), mestrado em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (Área de concentração: Sustentabilidade e Competitividade dos Sistemas Agroindustriais). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, FAPEMA, atuando no desenvolvimento tecnológico da Rizipiscicultura na Baixada Maranhense e no Sistema de Integração, Lavoura, Pecuária, Floresta (iLPF), com ênfase principalmente em Ciência do Solo e Análise Econômica. Professor Substituto do Departamento de Economia Rural, da Universidade Estadual do Maranhão.

Alcido Elenor Wander, Embrapa Arroz e Feijão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Kassel (Alemanha, 1996), mestrado em Ciências Agrárias dos Trópicos e Subtrópicos pela Georg August Universität Göttingen (Alemanha, 1998) e doutorado em Ciências Agrárias (Concentração: Economia Agrícola) pela Georg August Universität Göttingen (Alemanha, 2002). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), professor dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócio (Universidade Federal de Goiás - UFG) e Desenvolvimento Regional (Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA). É Coordenador Científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) Gestão 2019-2021. É membro do Conselho Consultivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), do Conselho Superior do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, viabilidade econômica, agronegócio, políticas públicas e desenvolvimento regional.

Luciano Cavalcante Muniz, Universidade Estadual do Maranhão

Administrador de Empresa e Engenheiro Agrônomo, com Mestrado em Agronegócio e Doutorado em Ciência Animal pela UFG, ambos na área de Integração Lavoura e Pecuária, com ênfase em Agronegócio e Produção Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC, Integração lavoura pecuária floresta, sustentabilidade na agropecuária, sistema de produção Integrado, planejamento e administração rural e economia Rural. Professor adjunto IV do departamento de economia rural e credenciado no programa de pós-graduação em Agricultura e Ambiente na Universidade Estadual do Maranhão e credenciado no Mestrado PROFINIT (Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação), UFMA. Representante da UEMA no grupo gestor ABC do Maranhão. Coordenador do controle patrimonial, logística e digitalização do núcleo de tecnologia para educação - UEMANET.

Cleyzer Adrian Cunha, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2005), Pós-Doutor em Economia pela EESP/FGV (2011). Atualmente é Professor Associado de Teoria Econômica e Ex-Coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (2009/2011). Desenvolve trabalhos relacionados aos temas: Macroeconomia, NEI, Análise de Preços Agrícolas e Comercialização e Econometria e professor e vice-coordenador do Mestrado em Agronegócio da Escola de Agronomia. Também é vice-coordenador do Mestrado em Economia da FACE. Desenvolve pesquisas junto com EMBRAPA/CNPAF no tocante a avaliação de transferência tecnológica do cultivo do feijão e arroz no cerrado.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Garcia, U. S., Wander, A. E., Muniz, L. C., & Cunha, C. A. (2022). INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO ARROZ: HIERARQUIZAÇÃO DOS ORIZICULTORES DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO, MA, BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 53(4), 69–85. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1295

Edição

Seção

Artigos