A RELAÇÃO ENTRE O DESARMAMENTO E AS TAXAS DE CRIME NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2023.1323

Palavras-chave:

Análise de Intervenção, Crimes, Estatuto do Desarmamento, São Paulo

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o impacto do Estatuto do Desarmamento nas taxas de crime de latrocínios, lesão corporal dolosa e roubo de veículos no estado de São Paulo. Para isso, aplicou-se o método de análise de intervenção, tendo sido utilizado dados provenientes da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Alguns dos resultados encontrados foram divergentes, dependendo da localidade e do tipo de crime considerados.

Biografia do Autor

Lucas Adriano Silva

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), 2020. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), concluída em 2018. Já atuou como membro da Liga Acadêmica Newton Paulo (LANP) e da Liga Acadêmica de Estudos sobre Criminalidade (LAEC). Atualmente é membro do Terraço Econômico.

Viviani Silva Lírio, Universidade Federal de Viçosa (UFV)/Professora Titular do Departamento de Economia Rural (DER)

Professora Titular do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Ciências Econômicas pela UFES (1994) e Doutora em Economia Rural pela UFV (2001). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, orientadora e membro da comissão coordenadora do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada (PPGEA) e pesquisadora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS/UFV). Membro do Observatório Socioeconômico da COVID-19 da UFSM. Atua nas áreas de Economia do Agrícola e Mercados Agroindustriais, Microeconomia do Desenvolvimento e Economia do Crime. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (GP) do CNPQ "Economia do Crime: análise e evidências empíricas/UFV", membro do GP do CNPQ "Desenvolvimento do Agronegócio no Brasil/UFV" e membro GP do CNPq "Administração Pública, Econômica e Financeira/UFSM". Coordenadora da Liga Acadêmica de Estudos sobre Criminalidade (LAEC) da UFV, vinculada ao IPPDS. Também atua como parecerista em periódicos nacionais e internacionais e como consultora ad-hoc junto a diferentes instituições públicas e privadas. 

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Dutra, G. J., Silva, L. A., Oliveira, P. R., & Lírio, V. S. (2023). A RELAÇÃO ENTRE O DESARMAMENTO E AS TAXAS DE CRIME NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Econômica Do Nordeste, 54(1), 49–66. https://doi.org/10.61673/ren.2023.1323

Edição

Seção

Artigos