ECONOMIA CIRCULAR E GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PERSPECTIVAS PARA O BRASIL E O NORDESTE

Autores

  • Fernando Luiz Emerenciano Viana Banco do Nordeste do Brasil S/A. Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas.

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1329

Palavras-chave:

Economia Circular, Gestão de Resíduos Sólidos, Perspectivas

Resumo

O modelo predominante na economia mundial é o chamado modelo de produção linear, no qual a conversão de recursos naturais em resíduos ocorre através da extração de matéria prima do ambiente, manufatura e posterior descarte dos resíduos gerados, o que leva à deterioração do meio ambiente. Entretanto, novas exigências vêm sendo impostas às organizações, direcionadas pelo mercado, ou por fatores regulatórios e, como resposta às novas exigências, as organizações vêm implementando sistemas de produção para prolongar o ciclo de vida de produtos, subprodutos e resíduos úteis, lógica de produção da chamada Economia Circular (EC), da qual faz parte a Gestão de Resíduos Sólidos (GRS). O presente trabalho tem o objetivo de contextualizar a realidade brasileira no que diz respeito à gestão de resíduos e à economia circular, bem como avaliar as perspectivas e oportunidades de avanços rumo à economia circular, especialmente no contexto da Região Nordeste. Ressalta-se a necessidade de evolução da GRS no Brasil, envolvendo iniciativas de ordem governamental, especialmente dos municípios. Com relação às iniciativas relacionadas à EC, percebe-se que alguns setores industriais têm colocado a EC na pauta de suas estratégias, com destaque para aqueles que têm como principais matérias primas os recursos naturais.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Emerenciano Viana, Banco do Nordeste do Brasil S/A. Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza (Unifor) e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS), da Universidade de Fortaleza (Unifor). Atua também como Coordenador de Estudos e Pesquisas do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), do Banco do Nordeste do Brasil. Tem experiência em gestão de operações, logística empresarial, planejamento estratégico e docência em cursos de graduação e pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da cadeia de suprimento, gestão de operações, logística empresarial, estratégia empresarial, operações sustentáveis, infraestrutura.

Downloads

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Viana, F. L. E. (2021). ECONOMIA CIRCULAR E GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PERSPECTIVAS PARA O BRASIL E O NORDESTE. Revista Econômica Do Nordeste, 52(1), 9–25. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1329

Edição

Seção

Revisões de literatura