DETERMINANTES DA DECISÃO DE CURSAR O ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE PARA OS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Thais Magalhães Zonta Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Laura de Carvalho Schiavon Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Débora Chaves Meireles Universidade Federal de Goiás
  • Andressa Lemes Proque Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1347

Palavras-chave:

Ensino Superior, Capital Humano, Escolha Ocupacional,

Resumo

Este estudo contribui para o entendimento das desigualdades educacionais no Brasil ao analisar os determinantes da decisão dos alunos de cursar o ensino superior no Brasil. Para tanto, foi explorado um conjunto de dados de características dos alunos e das escolas do terceiro ano do ensino médio construído a partir dos microdados da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar, PeNSE (IBGE, 2015). Os resultados mostram que a pretensão de cursar o ensino superior é mais elevada para alunos do gênero feminino, de cor branca e amarela, com menos de 18 anos e cuja mãe têm ensino médio completo. O papel do gênero e da idade são importantes para os alunos da escola pública, enquanto se revelam mais significativos para os alunos da rede privada os determinantes correlacionados com a renda do domicílio – acesso à internet, escolaridade da mãe e cor. Adicionalmente, são analisados os fatores relacionados aos planos futuros dos alunos. Têm maior probabilidade de somente trabalhar os alunos homens, que moram somente com a mãe, cujas mães não têm ensino médio completo e sem acesso à internet. Aqueles que trabalham, moram em área urbana ou de médio risco têm menor chance de planejar somente estudar.

Biografia do Autor

Thais Magalhães Zonta, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Laura de Carvalho Schiavon, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora

Débora Chaves Meireles, Universidade Federal de Goiás

Professora adjunta de Economia da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) na  Universidade Federal de Goiás (UFG)

Andressa Lemes Proque, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora Substituta da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

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Publicado

2022-08-04

Como Citar

Zonta, T. M., Schiavon, L. de C., Meireles, D. C., & Proque, A. L. (2022). DETERMINANTES DA DECISÃO DE CURSAR O ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE PARA OS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Econômica Do Nordeste, 53(2), 160–183. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1347

Edição

Seção

Artigos