PERSISTENCE IN SHOCKS OF ELECTRIC POWER SUPPLY CONTINUITY INDICATORS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1353

Palavras-chave:

Integração Fracionária, Confiabilidade, Celg-D

Resumo

Os indicadores de continuidade do fornecimento de energia elétrica são utilizados para verificar a confiabilidade da distribuição de energia. Este artigo analisa a persistência aos choques nos indicadores de continuidade do fornecimento de energia elétrica dos conjuntos de unidades consumidoras de uma das maiores distribuidoras do setor elétrico brasileiro, a Celg-D. É utilizada uma das técnicas de long-range dependence em dados semanais para analisar o grau de persistência das séries em diferentes conjuntos. Os resultados indicam que há diferença na ordem de integração fracionária, dependendo do tipo de série, duração ou frequência e do conjunto elétrico envolvido. Apesar de ser um estudo específico, este trabalho tem validade empírica, pois a sua contribuição está alicerçada em dois pilares: i) na metodologia aplicada ao entendimento dos indicadores de continuidade na análise da qualidade da energia fornecida; e ii) ao acesso aos microdados, o que permitiu resultados, até então, não observado na literatura. Também são derivadas as implicações políticas dos resultados.

Biografia do Autor

Viviane Pires Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Goiás (2015). Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Goiás (2018). Linha de pesquisa em Economia Aplicada com ênfase em Séries de Tempo, Economia da Energia e Economia do Agronegócio.

Eliana Kiyomi Adati Senju, Enel Goiás

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Atualmente é economista da Celg Distribuição S.A. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, Economia Monetária e Fiscal, Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: política agrícola, nova economia institucional e regulação econômica nas distribuidoras de energia elétrica.

 

Waldemiro Alcântara da Silva Neto, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON/UFG)

Economista, graduado pela Universidade Estadual de Londrina - PR (2004), Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá - PR (2007), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo - USP (2011), Pós-Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2019). Professor Associado nível I na Universidade Federal de Goiás - UFG, atua como docente de economia na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas da Universidade Federal de Goiás - FACE/UFG. Ainda é coordenador e professor efetivo no Mestrado em Economia (Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGECON) da FACE/UFG . Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, principalmente nos seguintes temas: Séries de Tempo, Economia da Energia e Economia do Agronegócio e Comercialização Agrícola. Na graduação leciona Economia do Agronegócio, Comercialização Agropecuária e Princípios de Economia.

Sandro Eduardo Monsueto, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON/UFG)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR - 2003) e Doutorado em Economia pela Universidad Autónoma de Madrid (2008). Tem experiência na área de Economia do Trabalho e Estatísticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade de salários, mobilidade ocupacional, e qualidade das ocupações. Atua também nas linhas de Economia da Educação (evasão e desempenho). Docente pesquisador do curso de graduação em ciências econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) e do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM), todos da FACE/UFG. É líder do Grupo de Pesquisa LAM - Laboratório de Análise de Microdados da FACE.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Ribeiro, V. P., Senju, E. K. A., Neto, W. A. da S., & Monsueto, S. E. (2022). PERSISTENCE IN SHOCKS OF ELECTRIC POWER SUPPLY CONTINUITY INDICATORS. Revista Econômica Do Nordeste, 53(4), 105–124. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1353

Edição

Seção

Artigos