Desigualdade econômica regional e spillovers espaciais: evidências para o Nordeste do Brasil

Autores

  • Luzia Maria Cavalcante de Melo Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Rodrigo Simões Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.136

Palavras-chave:

Nordeste. Crescimento. Localização. Spillovers.

Resumo

Verifica se há dependência espacial entre as capitais das microrregiões do Nordeste do Brasil, bem como a existência de spillovers espaciais sobre o crescimento
do PIB per capita entre estes municípios, no período 2000-2006. Para tal, estima um modelo econométrico espacial, utilizando uma matriz de pesos espaciais em que foram consideradas como vizinhas as capitais de microrregiões cujo tempo de deslocamento de uma para outra é de até duas horas, o que gerou uma amostra de 166 unidades geográficas de análise. Os resultados obtidos mostram que, no período analisado, o desempenho econômico das microrregiões nordestinas não foi afetado pelo desempenho das microrregiões vizinhas, ou seja, não existe presença de spillovers de localização entre os municípios presentes na amostra.

Biografia do Autor

Luzia Maria Cavalcante de Melo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

É doutora em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Possui graduação em Ciências Econômicas (2003) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2006), ambos pela Universidade Federal de Alagoas. Tem interesse nas áreas de Economia Social, Métodos Quantitativos aplicados à economia e Elaboração, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais. Atualmente é Analista de Políticas Sociais na Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), onde desenvolve atividades de avaliação de políticas públicas e análises de cenários socioeconômicos.

Rodrigo Simões, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Rodrigo Ferreira Simões é doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do CNPq. Foi Visiting Scholar no Land Economy Department da University of Cambridge - UK nos períodos entre 1999-2000 e 2007-2008. Foi Associate Researcher no Departament of Geography and Environment da London School of Economics and Political Science (LSE) em London-UK entre 2007-2008. É o atual Presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), eleito para o biênio 2015-2017, tendo sido do Conselho Fiscal da mesma Associação nos biênios 2005-2007 e 2009-2011 e Diretor para o biênio 2013-2015.É Editor-Associado da Revista Brasileira de Inovação e Membro do Conselho Gestor da Revista Planejamento e Políticas Regionais. É Sócio-Fundador e Membro Titular do Conselho Científico da Associação Brasileira de Estudos Regionais - Seção Brasileira da Regional Science Association International. Publicou dezenas de artigos em periódicos especializados e trabalhos completos em anais de eventos. Possui capítulos de livros e um livro publicados. Orienta atualmente 4 teses de doutorado e duas de mestrado, orientou 7 dissertações de mestrado, 4 teses de doutorado, além de mais de 60 trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso na área de Economia. Recebeu 11 prêmios e 11 homenagens acadêmicas. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana e Planejamento Urbano e Regional.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

de Melo, L. M. C., & Simões, R. (2016). Desigualdade econômica regional e spillovers espaciais: evidências para o Nordeste do Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 42(1), 9–24. https://doi.org/10.61673/ren.2011.136

Edição

Seção

Artigos