FUNCIONALIDADE E INCLUSÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS DO NORTE DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OFERTA DE CRÉDITO DOS BANCOS PÚBLICOS

Autores

  • Raiane Benevides Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Luciana Maria Costa Universidade Estadual de Montes Claros
  • Maria Elizete Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1364

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Pós-keynesianos, Moeda

Resumo

Os teóricos pós-keynesianos tem mostrado que a moeda não é neutra e produz efeitos reais na economia com impactos diferenciados no espaço. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo calcular o Índice de Inclusão Financeira para a região Norte de Minas Gerais (IIFNM), e verificar se os bancos públicos (BB, BNB, CEF) são funcionais quanto à geração de crédito para os setores produtivos da economia. Para tanto, utilizou-se o método de análise dos componentes principais (ACP) para a construção do Índice de Inclusão Financeira e uma análise descritiva da oferta de crédito regional para os anos de 2012 e 2016. Os resultados indicaram que na Região há uma concentração da oferta de crédito nos bancos públicos e focada em poucos municípios, apresentando ao longo da série estuda uma leve melhoria da inclusão financeira. Evidenciando uma não funcionalidade do sistema financeiro - tendo em vista os pressupostos teóricos adotados neste estudo.

Biografia do Autor

Raiane Benevides Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial - Economia

Luciana Maria Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora adjunta efetiva do departamento de economia da Universidade Estadual de Montes Claros e professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: microfinanças, análise regional espacial, renda, bolsa família e pobreza.

Maria Elizete Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – CEDEPLAR, professora pesquisadora da UNIMONTES, com atuação no Departamento de Ciências Econômicas (Curso de Ciências Econômicas e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial - PPGDEE). Trabalha com Métodos Quantitativos. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Demografia Econômica, Demografia de Empresas, Educação e Mercado de Trabalho. 

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Ferreira, R. B., Costa, L. M., & Gonçalves, M. E. (2022). FUNCIONALIDADE E INCLUSÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS DO NORTE DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OFERTA DE CRÉDITO DOS BANCOS PÚBLICOS. Revista Econômica Do Nordeste, 53(4), 125–144. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1364

Edição

Seção

Artigos