Análise Comparativa do Desempenho Exportador de Flores e Plantas Ornamentais nos Estados de São Paulo e Ceará

Autores

  • Anderson Antonio Esperança Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)
  • Viviani Silva Lírio Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)
  • Talles Girardi de Mendonça Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.145

Palavras-chave:

Competitividade. Mercado Internacional. Flores e Plantas Ornamentais.

Resumo

Constata que as transformações ocorridas a partir do início dos anos 1990 deixaram clara a necessidade e a importância de sistemas produtivos mais competitivos, e que, nesse cenário, os setores vinculados às cadeias produtivas agroindustriais, por se sujeitarem a exigências peculiares (riscos climáticos, ciclos biológicos, exigências sanitárias, entre outras questões), viram-se sob a necessidade de encontrar novos mercados, ou um novo posicionamento em mercados existentes. Analisa a evolução da competitividade dos principais estados exportadores de flores e plantas ornamentais, São Paulo e Ceará, no período de 1990 a 2008, comparando seu desempenho. Para isso, utiliza o Índice de Posição Relativa, o Índice de Vantagem Comparativa Revelada e o Índice de Competitividade Revelada. Os resultados indicam a consolidação da competitividade do Estado de São Paulo e rápida inserção do Ceará no mercado internacional, sobretudo a partir do início da década de 2000.

Biografia do Autor

Anderson Antonio Esperança, Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG.

Viviani Silva Lírio, Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

Professora e Pró-Reitora de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Viçosa da UFV. Pesquisadora do CNPq desde 2009. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e Doutora em Economia Rural pela UFV (2001). Desde janeiro de 1998, faz parte do corpo docente do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa atuando, também, como orientadora e pesquisadora, prioritariamente nas áreas de Microeconomia do desenvolvimento e Mercados agroindustriais. É parecerista de diferentes periódicos e atua como parecerista Ad-hoc e consultora junto a diferentes instituições como Embrapa, Cia Vale do Rio Doce e FAO. 

Talles Girardi de Mendonça, Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Tem experiência na área de pesquisa econômica atuando principalmente nos seguintes temas: exportações, competitividade, complexo soja, fruticultura, integração de mercados, mercado de trabalho, instituições e comércio internacional.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

Esperança, A. A., Lírio, V. S., & de Mendonça, T. G. (2016). Análise Comparativa do Desempenho Exportador de Flores e Plantas Ornamentais nos Estados de São Paulo e Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 42(2), 259–286. https://doi.org/10.61673/ren.2011.145

Edição

Seção

Artigos