Desequilíbrios Fiscais na Região Nordeste

Autores

  • Inez Silvia Batista Castro Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Antônio Ricardo de Norões Vidal Universidade de Fortaleza - Unifor

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.150

Palavras-chave:

Tributação. Equidade. Nordeste. Finanças Públicas Estaduais.

Resumo

Este texto é uma reflexão sobre a situação fiscal do setor público nos estados da região Nordeste. Quando se fala em desequilíbrio fiscal dos estados, a primeira ideia que vem à mente, para a maioria dos cidadãos, legisladores e governantes é a relação entre receita e despesas das unidades federativas. Este texto tenta mostrar que, mesmo quando as receitas excedem as despesas, pode haver desequilíbrio fiscal. A ideia é que ainda que este desequilíbrio não seja evidente, pois os estados podem ter disciplina fiscal, o desequilíbrio está presente porque os estados não dispõem de recursos adequados para cumprir seus papéis primordiais no exercício de suas funções alocativas e redistributivas. Assim, busca-se responder se existe deficiência nas finanças públicas dos estados nordestinos que minam as oportunidades para o desenvolvimento do Nordeste e se é uma necessidade a alocação de recursos federais na região Nordeste para que se viabilize a integração econômica desta área e a implementação de políticas de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Inez Silvia Batista Castro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 1992), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP-Fipe - 1999) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (Pimes - UFPE - 2007). Foi funcionária e consultora do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) do Banco do Nordeste do Brasil S/A e foi professora da Universidade de Fortaleza; foi professora do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora do Departamento de Teoria Econômica da FEAAC - Universidade Federal do Ceará.Participa do Grupo de Pesquisa Leaders - Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semi-Árido.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em câmbio, economia internacional com enfoque regional, atuando principalmente nos seguintes temas: inserção internacional da economia do nordeste, conjuntura da economia nordestina, finanças públicas dos estados nordestinos e economia brasileira na década de 1990 e no século XXI. 

Antônio Ricardo de Norões Vidal, Universidade de Fortaleza - Unifor

Possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2000). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças Corporativas, Projetos de Viabilidade Econômica e Métodos Quantitativos aplicados à Gestão. Especialização em Teoria Econõmica pelo CAEN, Universidade Federal do Ceará. Fez os créditos do Doutorado em Economia Rural, Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista Técnico da Coordenação de Estudos e Pesquisas - CEP, do Escritório Técnico de Estudos Econõmicos do Nordeste, do Banco do Nordeste do Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

Castro, I. S. B., & Vidal, A. R. de N. (2016). Desequilíbrios Fiscais na Região Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 42(2), 393–408. https://doi.org/10.61673/ren.2011.150

Edição

Seção

Artigos