Impacto das Externalidades de Aglomeração no Crescimento do Emprego: O Caso do Cluster de Confecções em Pernambuco

Autores

  • Janaina da Silva Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Raul da Mota Silveira Neto Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.151

Palavras-chave:

Clusterização Horizontal. Crescimento do Emprego. Externalidades.

Resumo

Testa o impacto da “clusterização” horizontal no crescimento do emprego das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) de confecções do Estado de Pernambuco. Verifica se, acima de certo nível de “clusterização” horizontal, há impacto negativo no crescimento do emprego. Usa um modelo que explica o crescimento do emprego das MPMEs, adaptado de Fingleton; Igliori e Moore, e utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 1995 e 2005, bem como do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Apresenta evidências de que a “clusterização” horizontal tem efeito positivo sobre o crescimento do emprego das MPMEs de confecções de Pernambuco; porém, à medida que esta “clusterização” cresce, há impacto negativo naquele. O modelo também aponta que as condições de demanda e oferta locais são importantes fatores que explicam o crescimento do emprego das MPMEs de confecções de Pernambuco.

Biografia do Autor

Janaina da Silva Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Economia (2002) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Doutora em Economia (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ministra atualmente disciplinas na área de Métodos quantitativos, tais como, Economia Matemática, Estatística econômica e Introdução à Econometria, na graduação e Métodos Quantitativos I e II na pós graduação em Economia. As pesquisas se concentram nas áreas de Métodos quantitativos (Econometria, Econometria de Séries Temporais, Econometria Espacial etc), Economia agrícola e regional, atuando principalmente nos seguintes temas:Integração de Mercados; Açúcar e Álcool; e Eficiência de Mercado de commodities agrícolas.

Raul da Mota Silveira Neto, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado ddo Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Os trabalhos e pesquisas concentram-se nas áreas de Economia Regional, Economia Urbana, Economia do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com interesse específico na avaliação de políticas públicas, nas políticas de desenvolvimento regional ou local. nos determinantes da desigualdade e da migração, nos condicionantes da distribuição das famílias e atividades nas cidades, nos diferenciais de qualidade de vida entre cidades e nos determinantes do crescimento das cidades.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

Alves, J. da S., & Silveira Neto, R. da M. (2016). Impacto das Externalidades de Aglomeração no Crescimento do Emprego: O Caso do Cluster de Confecções em Pernambuco. Revista Econômica Do Nordeste, 42(2), 333–350. https://doi.org/10.61673/ren.2011.151

Edição

Seção

Artigos