A Composição da Renda e a Contribuição do Manejo Florestal em Dois Projetos de Assentamento no Sertão de Pernambuco

Autores

  • Mário Wanderley Campos da Fonseca Marques Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Frans Germain Corneel Pareyn Universidade Federal de Gent - Belgica
  • Marcos Antonio Bezerra Figueiredo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.155

Palavras-chave:

Assentamentos. Reforma Agrária. Manejo Florestal. Caatinga. Renda.

Resumo

Visa identificar a composição da renda e principalmente a contribuição do manejo florestal sustentável. Estuda dois assentamentos no Município de Serra Talhada, sertão de Pernambuco, sendo um com manejo e outro sem manejo. Tomando como base o ano 2008, levanta todos os custos e benefícios das atividades produtivas junto a cinco famílias em cada assentamento, bem como outras fontes de renda e despesa. Demonsta rentabilidade negativa para as atividades agrícolas e pecuárias em quase a totalidade dos casos e a incapacidade de remuneração do trabalho próprio. O manejo florestal teve uma contribuição positiva na composição da renda. A mão de obra nos assentamentos é dedicada primeiramente à atividade pecuária e em segundo lugar, em trabalho fora do Projeto de Assentamento (PA), mostrando que este não consegue atender ao seu objetivo primário de fixar o homem na sua própria propriedade. Os programas de governo e o trabalho fora do assentamento são fundamentais para a manutenção das famílias, sendo estes a maior fonte de renda monetária dos assentados.

Biografia do Autor

Mário Wanderley Campos da Fonseca Marques, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009). Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural - DLCH/PADR, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012). Tem experiência na área de Recursos Florestais, com ênfase em Manejo Florestal, Assistência Técnica Rural, Diagnóstico Rural Participativo, Geoprocessamento e Extensão Rural. Experiência com pesquisa em Manejo Florestal da Caatinga e implementação do Manejo Florestal da Caatinga em projetos de assentamento. Também possui conhecimento na área de Fitotecnia, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: dormência, biometria, germinação, sementes florestais e vigor de plântulas. 

Frans Germain Corneel Pareyn, Universidade Federal de Gent - Belgica

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Gent - Belgica (1983). Atualmente é Coordenador Geral da Associação Plantas do Nordeste. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento do manejo florestal da caatinga, atuando principalmente nos seguintes temas: caatinga, bioma da caatinga, nordeste, uso potencial e áreas protegidas.

Marcos Antonio Bezerra Figueiredo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela UFRPE (1983), mestrado em Sociologia pela UFPE (1999), mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidad Internacional de Andalucía (2007) e doutorado em Agroecologia pela Universidad de Córdoba (2010) - Espanha. Ë sócio fundador do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, professor adjunto, membro do Núcleo Agroecologia e Campesinato e coordenador do Grupo de Trabalho Campesinato e Soberania Alimentar da Associação Brasileira de Agroecologia - ABA Agroecologia e coordenador do projeto de pesquisa aprovado pelo Edital 24/2013 - CNPq/MDS. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Campesinato, Extensão rural e Sociologia Rural. 

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

da Fonseca Marques, M. W. C., Pareyn, F. G. C., & Figueiredo, M. A. B. (2016). A Composição da Renda e a Contribuição do Manejo Florestal em Dois Projetos de Assentamento no Sertão de Pernambuco. Revista Econômica Do Nordeste, 42(2), 247–258. https://doi.org/10.61673/ren.2011.155

Edição

Seção

Artigos