A Influência da Fecundidade na Inserção Feminina no Mercado de Trabalho Nordestino e nos Determinantes Salariais

Autores

  • Paulo Aguiar do Monte Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.158

Palavras-chave:

Fecundidade. Emprego. Salário.

Resumo

Este artigo aborda algumas características relacionadas à oferta de trabalho feminina no Brasil nos anos de 1995 e 2009, tratando a questão da fecundidade como elemento central do estudo e tendo como foco espacial a região Nordeste. As análises descritivas ratificaram a existência de um efeito substituição negativo, e superior ao efeito renda, provocado pela presença adicional de um filho na família, a partir de um determinado número de filhos. As análises econométricas indicam que a taxa de fecundidade tem influência tanto na participação (reduzindo a participação feminina no mercado de trabalho, em 1995) quanto nos determinantes salariais da mulher no mercado de trabalho (resultado em perdas salariais, tanto em 1995 quanto em 2009). Sobre este último, uma mulher com três ou quatro filhos pode ter uma queda de até 17,4% no salário, quando comparada a uma mulher sem filhos.

Biografia do Autor

Paulo Aguiar do Monte, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pós-Doutorado pela University of Cambridge/UK (2010), Doutorado em Economia - PIMES/UFPE (2005), Mestre em Economia pelo PIMES/UFPE (2000) e Técnico em Contabilidade (1994). Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Faz parte do Programa de Pós-Graduação do curso de Economia (PPGE/UFPB) e do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). Possui vários artigos publicados em periódicos especializados (nacionais e internacionais). É envolvido em dois Grupos de Pesquisa (UFPB e UNB), sendo coordenador do Grupo de Estudos do Trabalho (GET), e em Projetos de Pesquisa (CNPQ). Já concluiu a orientação de 1 Tese de Doutorado e 8 Dissertações de Mestrado. Atualmente orienta 4 Teses de Doutorado e 1 Dissertação de Mestrado.

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

do Monte, P. A. (2016). A Influência da Fecundidade na Inserção Feminina no Mercado de Trabalho Nordestino e nos Determinantes Salariais. Revista Econômica Do Nordeste, 42(3), 473–488. https://doi.org/10.61673/ren.2011.158

Edição

Seção

Artigos