De volta a Furtado via Kaldor e Thirlwall: as teorias heterodoxas de crescimento como suporte para a retomada do enfoque furtadiano da questão regional

Autores

  • André Luís Cabral de Lourenço Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Márcia Maria de Oliveira Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Marconi Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • William Eufrasio Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.214

Palavras-chave:

Questão Regional. Celso Furtado. Teorias Heterodoxas do Crescimento. Kaldor. Thirlwall.

Resumo

O artigo tem o objetivo de apresentar e comparar as teorias heterodoxas de crescimento para economias abertas de Thirlwall e Kaldor visando avaliar como estas podem servir de elemento de para a interpretação da literatura de economia regional heterodoxa brasileira. A hipótese deste trabalho é que a inexistência de autonomia à formalização de fronteiras internas entre as regiões de um país não constitui impedimento para que os efeitos de intercâmbio entre elas possam gera configurações características de restrições de balanço de pagamento, impondo limitações à expansão de suas economias e desencadeando neste processo mecanismos de polarização entre as suas taxas de crescimento. Conclui que a literatura em questão justifica restabelecer a perspectiva de Furtado como chave para a interpretação e tratamento dos problemas regionais no Brasil.

Biografia do Autor

André Luís Cabral de Lourenço, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do Núcleo de Análise Econômica Multissetorial, Estratégica e Conjuntural (Nemec) e do Grupo de Estudo e Pesquisas em Economia Política do Desenvolvimento (GEEPD). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem macroeconômica, crescimento, emprego, instabilidade financeira, macroeconomia regional. 

Márcia Maria de Oliveira Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba(1993) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas(2002). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal. Atuando principalmente nos seguintes temas:turismo internacional, financiamento, política governamental, Infra-estrutura, política de turismo.

Marconi Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, região metropolitana de natal, setor bancário, comércio e economia do rio grande do norte. Integrante dos seguintes grupos: Grupo de Estudos e Pesqui­sas em Economia Política do Desenvolvimento (GEEPD), Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade (GEPETIS), Núcleo de Estudos Multissetoriais, Estratégicos e Conjunturais (NEMEC) e Observatório das Metrópoles/Natal (RN)

William Eufrasio Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1994), especialização em Gestão dos Recursos Humanos pela UFRN (2003) ), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela UFRN (2008). Atualmente é professor adjunto do Departamento de economia e coordenador do programa de Mestrado em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sócio-econômico, macroeconomia, economia do trabalho, economia regional. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade - GEPETIS. Participa do Grupo de Estudos em Economia Política do Desenvolvimento - GEEPD, do Núcleo de Análise Econômica Multissetorial, estratégica e conjuntural - NEMEC, e do Grupo Estudos em Desenvolvimento - GEDE. Editor da Revista Eletrônica de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

de Lourenço, A. L. C., Bezerra, M. M. de O., da Silva, M. G., & Pereira, W. E. (2016). De volta a Furtado via Kaldor e Thirlwall: as teorias heterodoxas de crescimento como suporte para a retomada do enfoque furtadiano da questão regional. Revista Econômica Do Nordeste, 43(2), 339–356. https://doi.org/10.61673/ren.2012.214

Edição

Seção

Artigos