A produção e industrialização do café no Brasil e a economia nacional: Simulações sob um modelo inter-regional de insumo-produto

Autores

  • Fernando Malateux Sakon Universidade de São Paulo - USP
  • Denise Imori Universidade de São Paulo - USP
  • Fernanda Sartori Camargo da Cunha Universidade de São Paulo - USP
  • Joaquim José Martins Guilhoto Universidade de São Paulo - USP
  • Flávia Maria de Mello Bliska Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.236

Palavras-chave:

Produção de Café. Modelo inter-regional. Insumoproduto.

Resumo

Este trabalho analisa o comportamento e a importância atual dos setores de produção agrícola e de industrialização de café de cada um dos principais estados produtores brasileiros – Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Bahia e Rondônia – em relação às respectivas economias estaduais e em relação aos demais setores da economia nacional. Para tanto, constrói um sistema inter-regional de insumoproduto, para o ano de 2002, com sete regiões e 44 setores por região, de forma a obter 308 setores no total. Com o intuito de estudar o impacto de alterações no volume de produção dos setores objetivo do estudo – Café Arábica, Café Robusta e Indústria do Café – desenvolve uma série de simulações envolvendo as produções em determinadas regiões. As simulações escolhidas basearam-se em cenários alternativos aos praticados atualmente no Brasil, possibilitando assim observar o impacto que alterações na produção regional podem gerar sobre os Multiplicadores de Produção (Tipo I e II), Multiplicadores de Valor Adicionado (Tipo I e II) e Multiplicadores de Pessoal Ocupado (Tipo I e II).

Biografia do Autor

Fernando Malateux Sakon, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo.

Denise Imori, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Relações Internacionais (2007), mestrado em Teoria Econômica (2012) e doutorado em Teoria Econômica (2015) pela Universidade de São Paulo. Atua na área de Economia. Principais temas de pesquisa: economia regional, comércio internacional, economia do meio ambiente.

Fernanda Sartori Camargo da Cunha, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' da Universidade de São Paulo (2003) e Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (2006). Atualmente é Visiting Scholar do Regional Economics Applications Laboratory (Universidade de Illinois). Tem experiência na área de Economia Aplicada. Atua principalmente nos seguintes temas: Métodos Quantitativos em Economia, Modelos de Insumo-Produto, análise de mercado de trabalho e mercado setorial.

Joaquim José Martins Guilhoto, Universidade de São Paulo - USP

Joaquim José Martins Guilhoto é Professor Titular e Vice-Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), foi Chefe do Departamento de Economia da FEA-USP no período de 2005 a 2009 e 2012 a 2014. Em 2010 foi Professor Visitante no MIT no ?Department of Urban Studies and Planning?. Ele recebeu o título de Bacharel em economia pela Universidade de São Paulo em 1981, recebeu também os títulos de M.Sc. (1984) e Ph.D. (1986), ambos em economia, pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). É Pesquisador do CNPq, e também ocupa a posição de Adjunct Associate Professor no Regional Economics Applications Laboratory (REAL) da University of Illinois, EUA. Anteriormente ele foi Professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo. Participou de programa de pesquisa em estágio pós-doutoral no REAL, no período de agosto de 1993 a dezembro de 1994. Há mais de 25 anos trabalha como pesquisador e professor, sendo especialista em análises estruturais de economias nacionais e regionais, além de trabalhar com modelagem econômica de impacto e previsão. O instrumental principal de análise refere-se a modelos de insumo-produto, aplicados de equilíbrio geral, e econométricos. Possui mais de 300 trabalhos publicados nacional e internacionalmente na área, incluindo livros, artigos, e capítulos de livros. Trabalhou e vem trabalhando em projetos ligados a empresas do setor público e privado, assim como organizações nacionais e internacionais. Ele é membro, entre outras, da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER), Regional Science Association International (RSAI), International Input Output Association (IIOA), e a Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER). As dissertações de Mestrado e teses de Doutorado defendidas e orientadas pelo Prof. Guilhoto na sua área de pesquisa somam mais de 28. 

Flávia Maria de Mello Bliska, Universidade de São Paulo - USP

Flávia Maria de Mello Bliska concluiu o doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo em 1999. Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora 2. Pesquisador Científico VI do Instituto Agronômico (IAC). Publicou 54 artigos em periódicos especializados e 176 trabalhos em anais de eventos. Possui 23 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 89 itens de produção técnica, 66 artigos em jornais e revistas de divulgação técnica. Participou de 21 eventos no exterior e 173 no Brasil. Co-orientou 2 dissertações de mestrado, 1 monografia de curso de especialização, 1 trabalho de conclusão de curso técnico e outros 34 trabalhos (iniciação científica e treinamento técnico). Possui 1 orientação com bolsa em andamento (PIBITI). Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Editora Associada da Revista Ceres (Universidade Federal de Viçosa) e da Coffee Science (Universidade Federal de Lavras). Atua na área de Agronomia, com ênfase em Economia Regional, Desenvolvimento Regional, Certificações Agrícolas, Produção de Café em Sistemas Orgânico e Agroflorestal, Prospecção de Demandas, Impactos de Novas Tecnologias e Gestão de P&D. 

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Sakon, F. M., Imori, D., Camargo da Cunha, F. S., Guilhoto, J. J. M., & Bliska, F. M. de M. (2016). A produção e industrialização do café no Brasil e a economia nacional: Simulações sob um modelo inter-regional de insumo-produto. Revista Econômica Do Nordeste, 43(3), 443–462. https://doi.org/10.61673/ren.2012.236

Edição

Seção

Artigos