A evolução da produção de etanol no Brasil, no período de 1975 a 2009

Autores

  • Michele Gomes da Cruz Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Eziquiel Guerreiro Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Augusta Pelinski Raiher Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.248

Palavras-chave:

Etanol. Proálcool.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a evolução da produção brasileira de etanol, no período de 1975 a 2009. Mais precisamente, realiza uma análise da evolução da área colhida, produção e rendimento da cana-de-açúcar, da produção e dos preços do etanol, da gasolina e do açúcar e o grau de associação existente entre essas variáveis. Verifica o impacto do preço do etanol, do rendimento da cana e do custo da produção do etanol na produção brasileira de etanol no período Pós-Plano Real, compreendido entre 1995 a 2009. Os resultados quanto à evolução da cana-de-açúcar demonstram que a variável produção foi a que obteve o maior crescimento ao longo de todo o período estudado, seguida da área colhida e do rendimento médio. Na análise do etanol, verifica que a sua quantidade produzida foi a que obteve o maior crescimento. O exame quanto aos fatores determinantes da produção de etanol revela que o rendimento da cana-de-açúcar influenciou-os positivamente, enquanto o custo de produção de etanol exerceu um efeito negativo sobre sua produção.

Biografia do Autor

Michele Gomes da Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Economista, graduada pela Universidade
Estadual de Ponta Grossa.

Eziquiel Guerreiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1983) e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1993). Aposentado como professor de Economia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR.

Augusta Pelinski Raiher, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007) e Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do curso de Economia na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisadora do CNPQ, da Fundação Araucaria e do NDR-UNIOESTE. Suas pesquisas abrangem as áreas: desenvolvimento regional, desenvolvimento agrícola, desenvolvimento econômico, e desenvolvimento social.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

da Cruz, M. G., Guerreiro, E., & Raiher, A. P. (2016). A evolução da produção de etanol no Brasil, no período de 1975 a 2009. Revista Econômica Do Nordeste, 43(4), 141–160. https://doi.org/10.61673/ren.2012.248

Edição

Seção

Artigos