As percepções dos indivíduos das áreas urbana e rural sobre suas condições de vida

Autores

  • Paulo Aguiar do Monte Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Mércia Santos da Cruz Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.249

Palavras-chave:

Condição de Vida. Suficiência de Renda. Suficiência Alimentar. Satisfação Alimentar.

Resumo

Analisa as percepções dos indivíduos acerca de suas condições de vida, com enfoque na questão macrorregional e urbana/rural. Cria indicadores de suficiência de renda, suficiência alimentar e satisfação alimentar construídos a partir da base de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008-2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Faz estimações aplicando o modelo logit ordenado de chances proporcionais parciais que ratificam a teoria econômica, ao inferir que as condições de vida dos indivíduos estão diretamente relacionadas ao seu nível de renda familiar, principalmente, e também ao seu grau de escolaridade e área onde residem. Os resultados mostram, ainda, os indicadores na região Nordeste, tanto nas áreas urbanas quanto rurais, significativamente piores, quando comparados aos das demais regiões do país, seja em relação à suficiência de renda (2,35 na área urbana e 2,19 na área rural contra 2,53 e 2,44, em média, nas áreas urbanas e rurais das demais regiões, respectivamente), à suficiência alimentar (2,39 na área urbana e 2,22 na área rural contra 2,52 e 2,42 das demais áreas, respectivamente) ou à satisfação alimentar (2,14 e 1,94 contra 2,23 e 2,11, respectivamente). Tal diagnóstico serve para reforçar, ainda mais, a necessidade de políticas sociais de valorização de renda das famílias mais pobres, visando a uma distribuição mais equitativa da renda e, consequentemente, à melhoria nas condições de vida.

Biografia do Autor

Paulo Aguiar do Monte, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pós-Doutorado pela University of Cambridge/UK (2010), Doutorado em Economia - PIMES/UFPE (2005), Mestre em Economia pelo PIMES/UFPE (2000) e Técnico em Contabilidade (1994). Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Faz parte do Programa de Pós-Graduação do curso de Economia (PPGE/UFPB) e do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). Possui vários artigos publicados em periódicos especializados (nacionais e internacionais). É envolvido em dois Grupos de Pesquisa (UFPB e UNB), sendo coordenador do Grupo de Estudos do Trabalho (GET), e em Projetos de Pesquisa (CNPQ). Já concluiu a orientação de 1 Tese de Doutorado e 8 Dissertações de Mestrado. Atualmente orienta 4 Teses de Doutorado e 1 Dissertação de Mestrado.

Mércia Santos da Cruz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é professor adjunta II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em mercado de trabalho, educação e economia da saúde.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

do Monte, P. A., & da Cruz, M. S. (2016). As percepções dos indivíduos das áreas urbana e rural sobre suas condições de vida. Revista Econômica Do Nordeste, 43(4), 51–70. https://doi.org/10.61673/ren.2012.249

Edição

Seção

Artigos