Análise do comportamento otimizador das cooperativas de crédito nas Regiões Norte e Nordeste

Autores

  • Paulo Rogério Faustino Matos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Fábio Gondim Ribeiro Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.304

Palavras-chave:

Comportamento Otimizador. Cooperativismo de Crédito no Brasil. Modelo Principal-Monitor-Agente.

Resumo

Estuda os mecanismos de tomada de decisão em cooperativas de crédito brasileiras, instituições com forte e crescente representatividade no sistema financeiro, cujas operações são caracterizadas pelo trade-off na gestão inerente ao problema de incentivos e de monitoramento. Neste contexto, realizaram-se análises descritivas a respeito do comportamento otimizador das cooperativas de economia e crédito mútuo das regiões Norte e Nordeste, vis-à-vis às simulações realizadas por Banerjee, Besley e Guinnane, a partir de dados de cooperativas da Alemanha. As principais evidências sugerem que o modelo parece ter conseguido captar alguns dos principais aspectos observados nas cooperativas alemãs, mas obtendo menor sucesso para o caso brasileiro, principalmente no que concerne às analises envolvendo a taxa de juros praticada. Corroborando o arcabouço, fica evidente que quando do agravamento do problema microeconômico de agência através de um aumento no custo de monitoramento na cooperativa, estas recorrem menos ao credor externo.

Biografia do Autor

Paulo Rogério Faustino Matos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Paulo Rogério Faustino Matos é Doutor em Economia pela Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV, RJ, 2006) e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2002). Atualmente é Professor Adjunto nos programas de Graduação em Ciências Atuariais da UFC e de Pós Graduação em Economia da UFC (CAEN/UFC), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq) e Coordenador do Núcleo de Conjuntura Econômico Financeira (NCF/CAEN). Suas áreas de pesquisa são: Finanças Internacionais, Apreçamento de Ativos e Sistema Financeiro e Desenvolvimento.

Fábio Gondim Ribeiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS pela ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA (2002), pós graduação EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, mestrado em ECONOMIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Matos, P. R. F., & Ribeiro, F. G. (2017). Análise do comportamento otimizador das cooperativas de crédito nas Regiões Norte e Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 41(2), 331–354. https://doi.org/10.61673/ren.2010.304

Edição

Seção

Artigos