A volatilidade das exportações brasileiras: abordagem nas perspectivas global e regional

Autores

  • Jocildo Fernandes Bezerra Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Ricardo Chaves Lima Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.314

Palavras-chave:

Exportações. Efeitos ARCH. GARCH.

Resumo

A evidência empírica mostra que a volatilidade das receitas de exportações está associada à forte participação de produtos primários na pauta de comércio e tem importantes efeitos sobre o crescimento econômico. Este trabalho investiga a presença de volatilidade nas receitas das exportações regionais e nas do Brasil como um todo, destacando as características de persistência e assimetria dos choques sobre as taxas de crescimento dessa variável. Modelos tipo Autorregressivo Generalizado de Heteroscedasticidade Condicional (GARCH) foram estimados e constatou-se que as exportações do Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentam volatilidade, fenômeno que não ocorre nos dados referentes ao Nordeste e ao Brasil. Elevada persistência dos choques ocorre nas exportações do Sul e do Centro-Oeste. Em nenhum dos casos foi constatada assimetria nos efeitos dos choques sobre as exportações.

Biografia do Autor

Jocildo Fernandes Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), possui mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE do Departamento de Economia.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: macroeconomia, economia monetária, economia regional.

Ricardo Chaves Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Ph.D em Economia Agrícola pela Universidade do Tennessee, Knoxville, nos Estados Unidos (1994). Atualmente é professor associado IV do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, e professor convidado do Mestrado em Gestão Global da Universidade de Ciências Aplicadas de Bremen (Hochschule Bremen), na Alemanha. Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco para o biênio 2016/2018. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Bezerra, J. F., & Lima, R. C. (2017). A volatilidade das exportações brasileiras: abordagem nas perspectivas global e regional. Revista Econômica Do Nordeste, 41(3), 599–620. https://doi.org/10.61673/ren.2010.314

Edição

Seção

Artigos