Programa Nacional para Produção e Uso do Biodiesel no Brasil (PNPB): trajetória, situação atual e desafios

Autores

  • Lauro Mattei Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.335

Palavras-chave:

Biodiesel. Trajetória. Desafios.

Resumo

O artigo faz uma discussão sobre o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), que, desde 2004, vem ganhando a atenção de vários segmentos sociais, públicos e privados, envolvidos com a busca de alternativas à matriz energética brasileira. Para tanto, o trabalho resgata todo o processo de construção dessa política específica, bem como discute a situação atual do programa, realçando os desafios atuais à luz das experiências internacionais. Conclui que o programa enfrenta incertezas nos campos da produção e da infraestrutura de logística, mas a inovação representada pelo “selo combustível Social” traduz-se como um elemento de credibilidade.

Biografia do Autor

Lauro Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985); Especialização em Políticas Públicas pela Universidade do Texas (1993-1994); Doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford (2008-2009). Atualmente é professor associado, ministrando aulas no curso de Graduação em Ciências Econômicas e no Programa de Pós-Graduação de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Economia, priorizando os seguintes temas: desenvolvimento econômico, desenvolvimento rural e territorial, economia brasileira e regional, economia do trabalho e políticas públicas de erradicação da pobreza e da exclusão social. Coordenador do NECAT (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense). Também é pesquisador membro do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura - OPPA/CPDA/UFRRJ.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Mattei, L. (2017). Programa Nacional para Produção e Uso do Biodiesel no Brasil (PNPB): trajetória, situação atual e desafios. Revista Econômica Do Nordeste, 41(4), 731–740. https://doi.org/10.61673/ren.2010.335

Edição

Seção

Artigos