Aproveitamento das relações entre Pernambuco e Portugal: uma análise do comércio potencial versus comércio efetivo

Autores

  • Leonardo Ferraz Xavier Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Robson Góes de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Alcides Jerônimo de Almeida Tenório Júnior Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Erick Soares de Sousa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Ecio de Farias Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.339

Palavras-chave:

Comércio Exterior. Pernambuco. Portugal. Complementaridade. Efetividade.

Resumo

Caracteriza os setores da pauta exportadora de Pernambuco, segundo seu aproveitamento de comércio com Portugal. Para a identificação dos setores, foram tomados como referência os capítulos da Nomenclatura Comum do Mercosul e do Sistema Harmonizado que são coincidentes no nível agregado de dois dígitos. Verifica em quais setores identificados pelo índice de Vantagem Comparativa Revelada Pernambuco possui vantagem comparativa, como também quais apresentam potencialidade de comércio com Portugal, identificados através do Índice de Complementaridade. Para o confronto do comércio potencial com o efetivo, sugere o Índice de Efetividade Comercial, que revela o bom ou mau aproveitamento de comércio, tendo Pernambuco como exportador e Portugal como importador. De acordo com esse método e tomando o ano de 2005, dentre os 25 setores que se apresentaram potencialmente capazes de exportar para Portugal, 17 revelaram-se subaproveitados. Os resultados indicam oportunidades para novos negócios entre exportadores pernambucanos e compradores portugueses, merecendo maior atenção por parte de empresários e tomadores de políticas comerciais.

Biografia do Autor

Leonardo Ferraz Xavier, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco, atua principalmente nas áreas de Economia Agrícola, Comércio Exterior, Desenvolvimento e Planejamento Econômico, bem como Projetos e Finanças Empresariais.

Robson Góes de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômica pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Mestre em Economia pela Unifersidade Federal de Pernambuco - UFPE (PIMES). Atualmente é professor assistente II da Universidade de Pernambuco - UPE e professor assistente I da Faculdade Asces. Tem experiência na área de Economia e Matemática Financeira, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: matriz de insumo-produto, análise setorial, pib, açúcar, cana-de-açúcar e turismo.

Alcides Jerônimo de Almeida Tenório Júnior, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), especialização em Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco (2005), e mestrado profissional em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Ex professor da Universidade de Pernambuco. Atualmente é analista do IBGE, além de professor e pesquisador institucional da Faculade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional e o protocolo de Quioto, análises de insumo-produto, além da simulação de geração de créditos de carbono florestais utilizando modelo digital baseado na metodologia consolidada AM-AR 0007.

Erick Soares de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Administracao pela Universidade Católica de Pernambuco (2002), MBA em Finanças Corporativas pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Mestrado Profissional em Economia Aplicada (Comércio Exterior e Relações Internacionais) pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Gerente de agência bancária do Banco Bradesco S/A e professor visitante da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas na disciplina de Economia.

Ecio de Farias Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), M.S. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (1998) e Ph.D. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2001). Pós-Doutorado em Economia Agrícola pela University of Georgia (2002). Atualmente é Professor Associado I da Graduação e Pós-graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível II. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Agronegócios; Viabilidade Econômico-Financeira; Matriz de Insumo-produto; Desenvolvimento Econômico e Economia Regional. Consultor do BNB - Banco do Nordeste do Brasil, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Atua principalmente nos seguintes temas: Agronegócios no Nordeste, Fruticultura Irrigada, Comércio Internacional do Nordeste, Relações de Insumo-Produto de Pernambuco. Autor de mais de 50 artigos científicos e apresentador de mais de 200 artigos em congressos nacionais e internacionais. Orientador de Alunos de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Xavier, L. F., de Carvalho, R. G., Tenório Júnior, A. J. de A., de Sousa, E. S., & Costa, E. de F. (2017). Aproveitamento das relações entre Pernambuco e Portugal: uma análise do comércio potencial versus comércio efetivo. Revista Econômica Do Nordeste, 40(1), 81–98. https://doi.org/10.61673/ren.2009.339

Edição

Seção

Artigos