Avaliação da viabilidade econômica da produção de mamão em sistema convencional e de produção integrada de frutas

Autores

  • Talles Girardi de Mendonça Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ
  • Viviani Silva Lírio Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Altair Dias Moura Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Bricio dos Santos Reis Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Suely de Fátima Ramos Silveira Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.373

Palavras-chave:

Produção Integrada. Boas Práticas Agrícolas. Exportações e Certificação.

Resumo

Este trabalho verifica o efeito da adoção da Produção Integrada de Frutas (PIF) sobre o retorno financeiro dos produtores. Para consecução da pesquisa, foi necessário escolher uma espécie de fruta para ser analisada, em virtude do grande número de espécies produzidas pelo país. Assim, levando-se em consideração aspectos como importância das exportações e o atual estágio de adoção da PIF, a fruta selecionada foi o mamão, Carica Papaya L., cultivar Sunrise Golden. A realização do trabalho compreendeu a elaboração de fluxos de caixa representativos da produção de mamão nos sistemas convencional e integrado, o cálculo de indicadores de viabilidade e a análise de risco em cada sistema produtivo. Os resultados apontaram pequena vantagem, em termos de retorno e em termos de risco, para a produção integrada, o que permitiu concluir que a adoção da PIF não garante aos produtores elevação substancial de retornos financeiros.

Biografia do Autor

Talles Girardi de Mendonça, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Tem experiência na área de pesquisa econômica atuando principalmente nos seguintes temas: exportações, competitividade, complexo soja, fruticultura, integração de mercados, mercado de trabalho, instituições e comércio internacional.

Viviani Silva Lírio, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora e Pró-Reitora de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Viçosa da UFV. Pesquisadora do CNPq desde 2009. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e Doutora em Economia Rural pela UFV (2001). Desde janeiro de 1998, faz parte do corpo docente do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa atuando, também, como orientadora e pesquisadora, prioritariamente nas áreas de Microeconomia do desenvolvimento e Mercados agroindustriais. É parecerista de diferentes periódicos e atua como parecerista Ad-hoc e consultora junto a diferentes instituições como Embrapa, Cia Vale do Rio Doce e FAO.

Altair Dias Moura, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Agronomia (1990) e Mestrado em Economia Rural (1994), ambos pela Universidade Federal de Viçosa, e Doutorado em Agribusiness Management, pela Lincoln University (2003). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Administração Rural e Gestão do Agronegócio, atuando principalmente nos seguintes temas: viabilidade econômica de projetos agroindustriais, análise de risco em projetos, custos de produção e desempenho de empresas rurais/agroindustriais, análise de canais de distribuição e gestão de cadeias de suprimentos. Em seus trabalhos mais recentes junto à iniciativa privada e instituições do agronegócio, tem se dedicado à comercialização e classificação de soja, projetos de pecuária leiteira, negócio florestal e viabilidade de investimento em maquinário agrícola para geração de energia alternativa.

Bricio dos Santos Reis, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Adm. de Cachoeiro de Itapemirim (1994) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Cooperativas, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperativismo, cooperativismo de crédito, finanças e avaliação de projetos.

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (2000). Bolsista de Produtividade do CNPq. Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS)(2012-atual). Membro da Rede de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Membro da Comunidade GIGAPP ? Grupo de Investigación em Gobierno, Administación y Politicas Públicas (Madrid, Spain). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2015-2016. Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, nas linhas de pesquisa Desenvolvimento e Gestão Social e Planejamento e Políticas Públicas, com pesquisas nas áreas temáticas: Administração Pública; Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

de Mendonça, T. G., Lírio, V. S., Moura, A. D., Reis, B. dos S., & Silveira, S. de F. R. (2017). Avaliação da viabilidade econômica da produção de mamão em sistema convencional e de produção integrada de frutas. Revista Econômica Do Nordeste, 40(4), 699–724. https://doi.org/10.61673/ren.2009.373

Edição

Seção

Artigos