China X Nordeste do Brasil: uma qualificação das transações comerciais bilaterais recentes

Autores

  • Maria Cristina Pereira de Melo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Carlos Américo Leite Moreira Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.374

Palavras-chave:

Comércio Exterior – Nordeste – China.

Resumo

Neste artigo, propõe-se examinar as especificidades das trocas comerciais entre a Região Nordeste do Brasil e a China. No contexto de forte crescimento da participação da China no comércio mundial, a corrente de comércio entre o Nordeste e esse país vem aumentando substancialmente. A análise do comércio externo da Região com a China, no período 2002-2007, permite constatar alguns resultados. Observa-se, primeiramente, que as exportações para a China, ao longo desses anos, registram movimentos cíclicos de desconcentração e reconcentração e as compras, o mesmo movimento no sentido inverso. Quando se classificam as trocas comerciais segundo a intensidade tecnológica, observa-se a ocorrência de déficits comerciais crescentes com a China nos setores de média-alta tecnologia, enquanto a Região é superavitária nos setores de média-baixa e baixa tecnologia. Finalmente, percebe-se que o comércio bilateral entre a China e a Região Nordeste favorece, predominantemente, o comércio intersetorial. Com relação às trocas intrassetoriais, predomina o comércio em sentido único sobre o comércio em sentido duplo.

Biografia do Autor

Maria Cristina Pereira de Melo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-doutor em Economia pela Université de Paris XIII, doutor em Sciences Economiques pela Université de Paris VIII. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Região Indústria e Competitividade - RIC (UFC/CNPq). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, Economia Industrial e Tecnologia atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior, indústria, tecnologia, Brasil, Nordeste e Ceará.

Carlos Américo Leite Moreira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Economia pela Universidade de Paris XIII (2000). Pós-doutorado em Economia Política Internacional pela Université de Montréal (2012). Professor e Pesquisador do Departamento de Teoria Econômica e do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, com produção científica nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Economia Política Internacional e Economia Brasileira Contemporânea. Membro associado do Centre d?Études sur l?Integration et la Mondialisation (CEIM) da Université du Quebéc à Montréal.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

de Melo, M. C. P., & Moreira, C. A. L. (2017). China X Nordeste do Brasil: uma qualificação das transações comerciais bilaterais recentes. Revista Econômica Do Nordeste, 40(4), 685–698. https://doi.org/10.61673/ren.2009.374

Edição

Seção

Artigos