Evolução da agricultura familiar nordestina: uma análise comparativa entre os dois censos agropecuários

Autores

  • Carlos Enrique Guanziroli Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Alberto Di Sabbato Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Maria de Fatima Vidal Banco do Nordeste do Brasil - BNB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.501

Palavras-chave:

agricultura familiar, nordeste, censo agropecuário.

Resumo

Este trabalho comparou a evolução da agricultura familiar no Nordeste entre os censos agropecuários de 1996 e 2006. A metodologia utilizada foi a conhecida como “FAOIncra” que permite caracterizar a agricultura familiar delimitando-a no universo total dos estabelecimentos. Os dados mostraram que os estabelecimentos familiares continuam sendo maioria no meio rural nordestino e ocorreu crescimento da sua participação na produção agropecuária da região, evidenciando que, embora o avanço na adoção de tecnologias tenha sido baixo, a agricultura familiar faz parte das cadeias do agronegócio que apresentou elevado crescimento na década analisada. No período, compreendido entre 1996 e 2006 destacam-se o avanço da participação dos familiares no valor bruto da produção total, na produção da lavoura permanente e de várias culturas temporária. Por outro lado, houve redução da participação na pecuária de corte e de leite. Observou-se ainda que existem diferentes segmentos de agricultores familiares no Nordeste e que houve forte concentração da produção e renda dentro da própria agricultura familiar, com intensificação da produção do segmento de renda mais alta, os demais estabelecimentos, que são maioria absoluta, continuam com baixíssima capacidade de produção e geração de renda.

Biografia do Autor

Carlos Enrique Guanziroli, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Economia pela Universidade Nacional de Buenos Aires- UBA(1975), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- COPPE (1983), Doutorado em Econômia - University College London- UCL (1990) e Pós Doutorado pela University of California UCSC (2003). Atualmente é professor titular na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador da FAO/ONU (1992-2002), UNICAMP/ Banco Mundial (2002-2004), do IICA/OEA (2004-2010), Cooperação Británica em Africa, LSE, e de outros projetos de pesquisa. Publicou 10 livros e 50 artigos nas áreas de agricultura familiar, agronegocio e cadeias agroindustriais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeias agroindustriais, agricultura familiar, desenvolvimento rural, política agrícola, reforma agrária e agricultura.

Alberto Di Sabbato, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008). É professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense desde 1975, onde atualmente é Professor Associado IV. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e em Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Economia.

Maria de Fatima Vidal, Banco do Nordeste do Brasil - BNB

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal do Ceará (1999) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é pesquisadora do Escritório de Estudos Economicos do Nordeste (ETENE) - Banco do Nordeste do Brasil S/A. , atuando principalmente na área de estudos setoriais.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Guanziroli, C. E., Di Sabbato, A., & Vidal, M. de F. (2017). Evolução da agricultura familiar nordestina: uma análise comparativa entre os dois censos agropecuários. Revista Econômica Do Nordeste, 45(5), 93–106. https://doi.org/10.61673/ren.2014.501