Contribuição da agricultura e do agronegócio familiar para o PIB do Nordeste

Autores

  • Joaquim José Martins Guilhoto Universidade de São Paulo - USP
  • Carlos Roberto Azzoni Universidade de São Paulo - USP
  • Silvio Massaru Ichihara Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.506

Palavras-chave:

Agronegócio Familiar, Produto Interno Bruto, Brasil, Região Nordeste, Insumo- Produto.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar o nível de atividade do agronegócio da agricultura familiar na Região Nordeste do Brasil, para o período de 1995 a 2006. Através dos Modelos de Insumo-Produto foi possível estimar a importância do Produto Interno Bruto do agronegócio familiar no contexto regional e nacional. Concretamente, os resultados demonstram que cerca de 45% do agronegócio nordestino advém da produção agropecuária realizada pelos agricultores familiares. No entanto, desempenhos desfavoráveis da produção agropecuária após o ano de 2003 foram mais intensos no Nordeste, prejudicando a participação do agronegócio total e familiar na Região. Em geral, diversos setores da economia cresceram mais que o agronegócio total, contribuindo para queda de sua participação.

Biografia do Autor

Joaquim José Martins Guilhoto, Universidade de São Paulo - USP

Joaquim José Martins Guilhoto, economista da OCDE, está vinculado ao programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), foi Vice-Diretor da FEA-USP de 2014 a 2016 e Chefe do Departamento de Economia da FEA-USP no período de 2005 a 2009 e 2012 a 2014. Foi Professor Visitante no MIT, Université Paris-Dauphine, Universidade de Lisboa e University of Illinois. Ele recebeu o título de Bacharel em economia pela Universidade de São Paulo em 1981, recebeu também os títulos de M.Sc. (1984) e Ph.D. (1986), ambos em economia, pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). Anteriormente ele foi Professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo. Trabalha como pesquisador e professor, sendo especialista em análises estruturais de economias internacionais, nacionais e regionais, além de trabalhar com modelagem econômica de impacto e previsão. O instrumental principal de análise refere-se a modelos de insumo-produto e aplicados de equilíbrio geral. Possui mais de 300 trabalhos publicados nacional e internacionalmente na área, incluindo livros, artigos, e capítulos de livros. Tem trabalhado em projetos ligados a empresas do setor público e privado, assim como organizações nacionais e internacionais. Ele é membro, entre outras, da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER), Regional Science Association International (RSAI), International Input Output Association (IIOA), e a Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER). As dissertações de Mestrado e teses de Doutorado defendidas e orientadas pelo Prof. Guilhoto na sua área de pesquisa somam mais de 28.

Carlos Roberto Azzoni, Universidade de São Paulo - USP

Economista (Associação Padre Anchieta de Ensino, 1971), Mestrado (1975) e Doutorado em Economia (1982), IPE, FEAUSP. Professor da FEAUSP desde 1973; Livre-Docente desde 1985; Professor Titular desde 1995. Foi chefe do Departamento de Economia, vice-diretor e diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Distinguished Visiting Professor, University of Illinois (2012). É membro do Conselho de Relações Internacionais da USP, do Conselho Deliberativo do Instituto de Relações Internacionais da USP e do Overseers Committee of the Lemann Institute for Brazilian Studies, University of Illinois. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade regional, desigualdade de renda, convergência, distribuição de renda e decisões de investimento. Foi membro do conselho científico da Regional Science Association International, foi fundador e é membro do Conselho Superior da ABER - Associação Brasileira de Estudos Regionais e da Regional Science Association of the Americas. É membro de conselhos editoriais de 4 revistas internacionais e de 6 nacionais. É parecerista de 15 revistas internacionais e de 12 revistas nacionais. Tem Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq; é pesquisador do INCLINE - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP; é pesquisador do INCT Mudanças Climáticas, com apoio do CNPq e da Fapesp.

Silvio Massaru Ichihara, Universidade de São Paulo - USP

Silvio Massaru Ichihara é assessor de planejamento da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo. Seu trabalho atual baseia-se na elaboração de estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos de infraestrutura, estudos de demanda de transportes, análises de desenvolvimento regional e avaliação de impactos sócio-econômicos. Em 2008, obteve o título de Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ / USP, focando o tema de sua tese e de seu aprendizado em três áreas de: i) economia regional, com base na teoria dos modelos de insumo-produto, equilíbrio geral e contabilidade social; ii) engenharia de transportes, com ênfase nos estudos de demanda, fluxos e redes rodoviárias; e iii) geoprocessamento, aplicando métodos da geografia quantitativa e cartografia digital.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Guilhoto, J. J. M., Azzoni, C. R., & Ichihara, S. M. (2017). Contribuição da agricultura e do agronegócio familiar para o PIB do Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 45(5), 157–174. https://doi.org/10.61673/ren.2014.506