O desenvolvimento sustentável e a contribuição dos recursos naturais para o crescimento econômico

Autores

  • Livio Luiz Soares de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Sabino da Silva Pôrto Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.521

Palavras-chave:

Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável, Capital natural.

Resumo

Faz uma exposição sucinta sobre as relações entre economia, meio ambiente e recursos naturais. Discute também o conceito de desenvolvimento sustentável, bem como sua evolução ao longo do tempo e as duas visões concorrentes sobre essa questão. Também avalia a conexão entre capital natural e crescimento econômico, e testa a validade do “Mal Holandês” para o Nordeste. Com essa finalidade, estim uma relação econométrica entre estoque de terras, empregado como proxy para o capital natural, e o crescimento da renda per capita da região Nordeste, usando os dados de seus municípios, no período de 1970 a 1996, por meio de uma relação cúbica empregando dados de painel. Contrariamente ao previsto pelo “Mal Holandês”, não constata um padrão de “explosão e quebra” do processo de crescimento econômico associado à expansão da área agrícola total e a área agrícola utilizada da região Nordeste. Encontra evidências de que, em alguma medida, a ampliação da fronteira agrícola nordestina, no período analisado, contribuiu para o crescimento da renda per capita das unidades geográficas analisadas.

Biografia do Autor

Livio Luiz Soares de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é pesquisador nível VI da Fundação de Economia e Estatística. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Religião, Indicadores Sociais e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Sabino da Silva Pôrto Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Mestrado Em Economia Agricola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: polarização, cadeias de markov, crescimento endógeno, crescimento e sistema financeiro e crescimento.

Downloads

Publicado

2017-05-26

Como Citar

de Oliveira, L. L. S., & Pôrto Júnior, S. da S. (2017). O desenvolvimento sustentável e a contribuição dos recursos naturais para o crescimento econômico. Revista Econômica Do Nordeste, 38(1), 103–119. https://doi.org/10.61673/ren.2007.521

Edição

Seção

Artigos