O custo de transporte como barreira ao comércio na integração econômica: o caso do Nordeste

Autores

  • Eduardo Simões de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Joaquim José Martins Guilhoto Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.530

Palavras-chave:

Integração Econômica, Modelo de Equilíbrio Geral Aplicado Espacial, Custos de Transporte, Nordeste.

Resumo

Este trabalho visa avaliar as opções de integração tanto externas quanto internas para o Brasil e para o Nordeste brasileiro. Dá ênfase à promoção da integração econômica com base na redução dos custos de transporte. Para comparar os efeitos da integração econômica externa e da interna para o Nordeste, constrói o modelo de equilíbrio geral aplicado espacial Brasil-space, alimentado por base de dados que retrata a estrutura econômica do país. Sugere o provimento de infra-estrutura física que reduza os custos de transporte com os outros países como alternativa às negociações internacionais difíceis e extremamente lentas. Conclui que em termos de eficiência para a economia nordestina, os ganhos de bem-estar da integração externa são apenas um pouco maiores do que os da integração interna, embora o nível geral de preços aumente menos neste tipo de integração do que naquela. Em termos de eqüidade, a redução percentual no coeficiente de Gini da integração externa do Nordeste aos blocos econômicos é apenas ligeiramente mais acentuada do que na integração interna do Nordeste com as outras macrorregiões brasileiras.

Biografia do Autor

Eduardo Simões de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui graduação, mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante da Universidade de Illinois e professor visitante no Departamento de Economia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ/USP. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF desde 2006, ministrando a disciplina "Econometria Espacial". É o representante da área de Economia na Câmara de Assessoramento de Ciências Aplicadas (CSA) da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig). O tema unificador de seu trabalho concentra-se na investigação do papel do espaço no crescimento econômico regional e na avaliação de políticas públicas, com especial atenção para o desenvolvimento de estudos em econometria espacial.

Joaquim José Martins Guilhoto, Universidade de São Paulo - USP

Joaquim José Martins Guilhoto, economista da OCDE, está vinculado ao programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), foi Vice-Diretor da FEA-USP de 2014 a 2016 e Chefe do Departamento de Economia da FEA-USP no período de 2005 a 2009 e 2012 a 2014. Foi Professor Visitante no MIT, Université Paris-Dauphine, Universidade de Lisboa e University of Illinois. Ele recebeu o título de Bacharel em economia pela Universidade de São Paulo em 1981, recebeu também os títulos de M.Sc. (1984) e Ph.D. (1986), ambos em economia, pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). Anteriormente ele foi Professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo. Trabalha como pesquisador e professor, sendo especialista em análises estruturais de economias internacionais, nacionais e regionais, além de trabalhar com modelagem econômica de impacto e previsão. O instrumental principal de análise refere-se a modelos de insumo-produto e aplicados de equilíbrio geral. Possui mais de 300 trabalhos publicados nacional e internacionalmente na área, incluindo livros, artigos, e capítulos de livros. Tem trabalhado em projetos ligados a empresas do setor público e privado, assim como organizações nacionais e internacionais. Ele é membro, entre outras, da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER), Regional Science Association International (RSAI), International Input Output Association (IIOA), e a Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER). As dissertações de Mestrado e teses de Doutorado defendidas e orientadas pelo Prof. Guilhoto na sua área de pesquisa somam mais de 28.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

de Almeida, E. S., & Guilhoto, J. J. M. (2017). O custo de transporte como barreira ao comércio na integração econômica: o caso do Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 38(2), 224–243. https://doi.org/10.61673/ren.2007.530

Edição

Seção

Artigos