Participação e aprendizagem social em processos de desenvolvimento territorial rural: evidências de dois estudos de caso no Brasil

Autores

  • Luiz Carlos Beduschi Filho Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.531

Palavras-chave:

Participação social, Aprendizagem social, Governança local, Desenvolvimento territorial rural, Desenvolvimento regional-Minas Gerais, Desenvolvimento regional-Ceará, Mobilização social.

Resumo

Analisar se a participação de atores sociais em espaços coletivos de deliberação contribui efetivamente para melhorar a governança local em espaços rurais. Com base em duas experiências recentes de promoção do desenvolvimento regional nos Estados brasileiros de Minas Gerais e Ceará, discute como a interação entre diferentes atores influencia a alteração de comportamentos e a estruturação de ações coletivas que resultam em projetos territoriais voltados ao desenvolvimento. Destaca nessas experiências o rompimento com a reprodução monótona, no âmbito dos vários conselhos gestores espalhados pelo Brasil, de padrões setoriais pouco diversificados e com forte ênfase municipal da participação social. Conclui que a estruturação de espaços coletivos de deliberação e intercâmbio públicos encerram grande potencial de fortalecer a governança local e contribuir para o desenvolvimento de regiões rurais.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Beduschi Filho, Universidade de São Paulo - USP

Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) entre 2013 e 2015. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Gestão Ambiental da EACH/USP (2010-2011). Líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Ambiental (PLANGEA/EACH). Membro do Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental (GOVAMB/USP) e Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP. Suas principais linhas de pesquisa são: a) Desenvolvimento Territorial Rural e Segurança Alimentar; b) Sociologia Econômica: sociedade, mercados e meio ambiente; c) Gestão Compartilhada de Recursos Naturais. É Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre e Doutor em Ciência Ambiental (PROCAM/USP) e Livre-Docente (EACH/USP) pela Universidade de São Paulo. Foi professor do Departamento de Economia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, da Universidade Estadual Paulista (FCAV/UNESP). Consultor internacional do Escritório Regional para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), coordenando projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável de territórios rurais. Participou como Especialista em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar em Missões Internacionais de Cooperação Técnica promovidas pela FAO, BID e FIDA em países como Guatemala, Costa Rica, Equador, Perú, Paraguai, Chile e Moçambique. Desde Janeiro de 2016 está afastado da Universidade de Sao Paulo, tendo assumido a funçao de Oficial de Políticas em Desenvolvimento Rural junto à FAO, onde coordena a área prioritária de Agricultura Familiar e Sistemas Alimentares Inclusivos para o Desenvolvimento Rural Sustentável para a América Latina e Caribe.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Beduschi Filho, L. C. (2017). Participação e aprendizagem social em processos de desenvolvimento territorial rural: evidências de dois estudos de caso no Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 38(2), 259–275. https://doi.org/10.61673/ren.2007.531

Edição

Seção

Artigos