Capacidade científica e tecnológica na área de petróleo em Pernambuco e as perspectiva para Suape

Autores

  • Danilo de Arruda Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.591

Palavras-chave:

Políticas, Interações, Inovações.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de traçar o perfil das capacidades científicas e tecnológicas instalada em Pernambuco e as perspectivas e relações em torno do território de Suape que passou ser um dos eixos das estratégicas de políticas para a indústria de petróleo, gás, naval e offshore no Brasil (PGNO) com a conformação do ASPIL de Petróleo de Ipojuca/Suape Global. Realizou-se uma pesquisa secundária a partir dos dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Com base nesse levantamento, procedeu-se uma pesquisa de campo com entrevista e aplicação de questionário junto aos grupos de pesquisa. As capacitações científicas e tecnológicas apresentam interação incipiente com os empreendimentos dinamizados em Suape. Tais capacidades locais, ao se articular com aquelas gestadas em outros territórios e de mesma monta, podem integrar um sistema nacional de inovação em petróleo, dinamizado e potencializado a partir dos subsistemas, os arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais. Promover a endogeneidade da base de C&T e a interação com a estrutura produtiva local, bem como com os demais empreendimentos gestados em outros territórios, passam a ser o caminho para dinamizar os ramos de petróleo, gás natural, naval e offshore no Brasil.

Biografia do Autor

Danilo de Arruda, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atualmente, é pesquisador da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais RedeSist. Realizou os Estudos Propositivos para Dinamização de Territórios Rurais - Ministério do Desenvolvimento Agrário/SDT. Participou da equipe técnica de elaboração do Plano Diretor do Município de Queimadas/PB. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Inovação e desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais, políticas públicas, indústria e tecnologia, economia regional (Nordeste).

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

de Arruda, D. (2017). Capacidade científica e tecnológica na área de petróleo em Pernambuco e as perspectiva para Suape. Revista Econômica Do Nordeste, 47(1), 81–100. https://doi.org/10.61673/ren.2016.591

Edição

Seção

Artigos