Capacidade de recuperação da agricultura familiar do Nordeste brasileiro: uma análise para o período 1990 - 2012

Autores

  • Jaqueline Saraiva de Lira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • José de Jesus Sousa Lemos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.621

Palavras-chave:

Estresse hídrico, resiliência, produção agrícola.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo avaliar a capacidade de recuperação da produção de arroz, feijão, mandioca e milho por agricultores familiares dos nove estados do Nordeste do Brasil (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) no período sob investigação de 1990 e 2012. Para atingir esses objetivos utilizaram-se dados secundários retirados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para aferir a capacidade de recuperação das lavouras foi construído o Índice de Resiliência (IRES) da produção da agricultura familiar com base na produção per capita das culturas em análise, na relação do valor bruto da produção dos alimentos pelo PIB agrícola dos estados, nas áreas colhidas e nos rendimentos agregados das lavouras estudadas na pesquisa. Para estimar os pesos associados ao IRES, utilizou-se o método de análise fatorial com decomposição em um fator principal. Os resultados mostram que os IRES de todos os estados apresentaram tendência negativa de crescimento ao longo do período estimado. Observou-se também que o IRES conseguiu capturar, em magnitudes relativas menores, os anos de estresses hídricos observados no período analisado.

Biografia do Autor

Jaqueline Saraiva de Lira, Universidade Federal do Ceará - UFC

José de Jesus Sousa Lemos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Maranhense de Paricatiua, povoado do município de Bequimão, Maranhão. Engenheiro Agronomo pela atual Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém Pará. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. Pos-Doutor em Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente pela Universidade da California, Riverside, California, USA. Foi Pesquisador da EMBRAPA em Belém do Pará. Foi Professor Visitante (Visiting Scholar) na Universidade da California, Riverside, California, USA em 1994/1995. Ajudou na criação e na implantação do Curso de Mestrado em Agroeocologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 1996 onde orientor seis Dissertações já defendidas e aprovadas. Articulista aos sabados do Jornal O Imparcial de São Luis, Maranhão, desde abril de 2004 tendo publicado mais de 670 textos inéditos. Foi Secretario de Assuntos Estratégicos e de Agricultura do Estado do Maranhão entre 2005 e 2006. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Ceará, mediante concurso público realizado em junho de 2015 tendo apresentado, além de toda a documentação pertinente, e defendido a Tese sob Título: "Pobreza e Vulnerabilidades Induzidas no Nordeste e no Semiárido Brasileiro". Coordenador do Laboratorio do Semiárido (LabSar) que criou em maio de 2014. Ganhador da Medalha do "Mérito Timbira" em dezembro de 2006. A maior condecoração conceida pelo Governo do Estado do Maranhão. Recebeu a condecoração de "Economista Emérito" pelo Conselho Regional de Economia do Maranhão (CORECON-MA) em dezembro de 2006 e Engenheiro do Ano de 2006 pelo CREA-MA. Orientou a Dissertação de Mestrado da Estudante Thelma Alves Simplicio ganhou o Prêmio de "Honra ao Mérito" Entre as Melhores do ano de 1986. Titulo do Trabalho: "CARACTERIZAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE BRASILEIRO". Resultado que pode ser conferido no link: http://sober.org.br/?op=paginas&tipo=pagina&secao=8&pagina=77 Teve Tese de Doutorado em Economia Rural recebido o Premio de Melhor Tese defendida nos Centros de Pos-Graduação do Brasil em 1984. Título: "Análise espectral de ciclos de comércio agrícola do Brasil". Este resultado pode ser confirmado no link: http://www.der.ufv.br/?page_id=220 .

Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

Lira, J. S. de, Lemos, J. de J. S., & Lima, P. V. P. S. (2017). Capacidade de recuperação da agricultura familiar do Nordeste brasileiro: uma análise para o período 1990 - 2012. Revista Econômica Do Nordeste, 47(4), 107–121. https://doi.org/10.61673/ren.2016.621

Edição

Seção

Artigos