Desconcentração regional da renda e sustentabilidade aplicadas ao semiárido brasileiro

Autores

  • Mauro Márcio Oliveira Universidad Complutense de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.644

Palavras-chave:

Planejamento regional, Sustentabilidade, Região Semi-árida, Desenvolvimento regional, Sustentabilidade compartida.

Resumo

O paradigma do desenvolvimento nacional foi alterado definitivamente com a introdução das questões do meio ambiente. Ainda assim, o conceito de sustentabilidade não fecundou apropriadamente o planejamento do desenvolvimento regional. A suposição, para tanto, é que o conceito de sustentabilidade pertence a uma categoria bastante genérica para as necessidades do planejamento do desenvolvimento regional. Para suprir essa lacuna conceitual, propõe-se o termo “sustentabilidade compartida” como elemento da esfera ambiental apropriado para instrumentalizar o planejamento regional, com especial indicação para aquelas regiões que sofrem de acentuadas restrições ambientais. Este conceito enlaça a regulação da pressão humana sobre os recursos naturais regionais a uma estratégia nacional de redistribuição da renda, levando em conta que uma região deve, ao mesmo tempo, desenvolver uma ação afirmativa de suas características e estimular as redes que a vinculam às demais regiões, ao resto do país e ao mundo. Acredita-se que o conceito, tal como formulado, se aplica aos problemas específicos do Semi-árido brasileiro, tomado como referência neste estudo.

Biografia do Autor

Mauro Márcio Oliveira, Universidad Complutense de Madrid

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1971), especialização em Estatística, pela PUC do Rio Grande do Sul (1972); especialização em desenvolvimento regional, pelo ILPES/CEPAL (1973); mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1980) e doutorado em Economia Internacional e Desenvolvimento, pela Universidad Complutense de Madrid (2003). Foi Consultor Legislativo para assuntos de Agricultura e Economia Pública, tendo atuado intensamente na elaboração da Constituição Federal de 1988. Atualmente é Consultor independente, associado ao SBPC, editor do Boletim Regional, do Ministério da Integração Nacional. Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Econômica; Política Regional, rogramação, monitoria e avaliação de Políticas Públicas. Já publicou 10 livros e quase uma centena de artigos técnicos e científicos.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Oliveira, M. M. (2017). Desconcentração regional da renda e sustentabilidade aplicadas ao semiárido brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 37(2), 234–247. https://doi.org/10.61673/ren.2006.644

Edição

Seção

Artigos