Complementaridade e competição regional: uma proposta metodológica de desagregação espacial de projeções nacionais

Autores

  • Alexandre Augusto Seijas de Andrade Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP
  • Eduardo Haddad Universidade de São Paulo - USP
  • Adriano Pitoli Universidade de São Paulo - USP
  • Fernando Antonio Slaibe Postali Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.650

Palavras-chave:

Economia Regional-Desagregação de Projeções, Projeção Nacional-Desagregação Espacial, Planejamento Regional-Projeções Regionais, Padrões de Dependência Regional, Economia Regional-Competitividade, Projeção Nacional-Desagregação Regional, Estatística Regio

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um método de desagregação regional de projeções nacionais originadas de um modelo especificado para a economia brasileira. A metodologia proposta é uma adaptação da abordagem introduzida em Dendrinos e Sonis (1990), desenvolvida para avaliar as interações entre as regiões de um país na ausência de informações sobre fluxos inter-regionais. Propõe-se a inclusão de variáveis macroeconômicas nacionais entre os regressores, com vistas a projetar as participações das cinco macrorregiões brasileiras para os próximos anos. Conclui que as regiões competem entre si, exceto Nordeste e Sudeste que apresentam complementaridade, mas adverte para limitações metodológicas a serem superadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Augusto Seijas de Andrade, Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo(2000) e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo(2003). Atualmente é Analista da Tendências Consultoria Integrada. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Humanos. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação, Desigualdade salarial, Oferta de trabalho.

Eduardo Haddad, Universidade de São Paulo - USP

Eduardo Amaral Haddad é Professor Titular do Departamento de Economia da FEA/USP, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana e Equilíbrio Geral Aplicado. Sua principal linha de pesquisa inclui-se no campo de análise regional, com especial interesse na especificação, implementação e aplicação de modelos econômicos inter-regionais. Em seus trabalhos, tem tido a preocupação em utilizar estes instrumentais analíticos para formulação e avaliação de políticas econômicas, com especial interesse no caso brasileiro. A questão regional, em que se consideram a distribuição da atividade e da renda no espaço econômico nacional e suas interações espaciais, tem sido a linha mestra de sua produção acadêmica, desde suas primeiras incursões, ainda na graduação, até os trabalhos mais recentes. Dentro desta linha de pesquisa, outros projetos relacionam-se intimamente a seus interesses, especialmente na área de modelos econômicos de grande escala. Possui experiência como consultor de agências internacionais de desenvolvimento, tais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, OECD, Nações Unidas (PNUD, PNUMA) e Joint Africa Institute. O Professor Haddad é o autor do livro ?Regional Inequality and Structural Changes: Lessons from the Brazilian Experience? (Ashgate, 1999) e possui diversas publicações, nacionais e internacionais, sobre análise de insumo-produto inter-regional, modelos de equilíbrio geral computável e vários aspectos do desenvolvimento regional brasileiro. Também possui contribuições relevantes nas áreas de ciência regional e desenvolvimento econômico. Foi Coordenador de Pesquisas (2002-2005) e Diretor de Pesquisas (2005-2013) da FIPE. Atuou também como Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais (ABER) e da Regional Science Association of Americas RSAmericas). De janeiro de 2014 a julho de 2015 passou 18 meses desenvolvendo pesquisa na International Economics Section do Departamento de Economia da Universidade de Princeton, e na Edward J. Bloustein School of Planning and Public Policy, na Universidade Rutgers. É membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Adriano Pitoli, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP(1996) e mestrado em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP(2003). Atualmente é Economista da Tendências Consultoria Integrada SS Ltda. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica.

Fernando Antonio Slaibe Postali, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2004) e livre-docência em Microeconomia pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Economia da FEA-USP (SP). Atua na área de Economia com os seguintes temas: regulação econômica, petróleo e recursos naturais, com ênfase na relação entre rendas petroleiras, desenvolvimento e finanças públicas.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

de Andrade, A. A. S., Haddad, E., Pitoli, A., & Postali, F. A. S. (2017). Complementaridade e competição regional: uma proposta metodológica de desagregação espacial de projeções nacionais. Revista Econômica Do Nordeste, 37(3), 329–338. https://doi.org/10.61673/ren.2006.650

Edição

Seção

Artigos