A indústria têxtil brasileira em um contexto de transformações mundiais

Autores

  • Antônio Carlos de Campos Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Nilson Maciel de Paula Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.666

Palavras-chave:

Indústria têxtil, Fiação, Tecelagem, Malharia, Confecção.

Resumo

Este trabalho desvenda um panorama da indústria têxtil mundial e brasileira e suas recentes transformações, tendo como referência as relações de parceria e subcontratação, determinantes de competitividade e da integração entre empresas do setor no plano internacional. Contém uma síntese da visão de complexos e cadeias produtivas e suas manifestação neste setor. Apresenta o “estado da arte” relativo à dinâmica competitiva dessa indústria, tanto em nível nacional como mundial. Evidencia a nova dinâmica de concorrência por meio de novas formas de organização industrial e os principais países envolvidos neste processo. Mostra o desempenho do segmento têxtil no Brasil no contexto de maior concorrência internacional e abertura de mercado. Destaca a dimensão e as transformações recentes ocorridas no segmento têxtil brasileiro, enfatizando sua distribuição geográfica e as relações com o setor externo, o deslocamento de firmas entre regiões e o padrão de comércio internacional com que se defrontam as empresas nacionais. Conclui que após experimentar um declínio nos anos 1990, essa indústria se recupera a partir de 2001, mas sua configuração espacial permanece inalterada, com a região Sudeste ocupando a primeira posição nos setores de fiação, tecelagem e confecção, enquanto a região Sul, no de malhas. Já a indústria da região Nordeste foi a que mais cresceu em todos os segmentos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos de Campos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, (1998) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, indústria de transformação, desenvolvimento regional, desenvolvimento econômico e inovação tecnológica.

Nilson Maciel de Paula, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1976), Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), Doutorado em Economia - University College London (1991) e Pós Doutorado na University of Reading, UK (1999). Atualmente é professor sênior do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná onde trabalha com temas relacionados a comércio internacional, sistemas agroalimentares e segurança alimentar.

Downloads

Publicado

2017-09-05

Como Citar

de Campos, A. C., & de Paula, N. M. (2017). A indústria têxtil brasileira em um contexto de transformações mundiais. Revista Econômica Do Nordeste, 37(4), 592–608. https://doi.org/10.61673/ren.2006.666

Edição

Seção

Artigos