A CIDE como forma de distribuir renda para regiões pobres do Brasil

Autores

  • Paulo Amilton Maia Leite Filho Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Elivan Gonçalves Rosas Ribeiro Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Adriano Nascimento da Paixão Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.688

Palavras-chave:

CIDE (Contribuição de Incidência sobre o domínio Econômico), Transferência de Renda, Programa Fome Zero.

Resumo

Este artigo trata de identificar os impactos do Programa Fome Zero, provocados pela transferência de renda das regiões brasileiras mais ricas para as mais pobres, na hipótese de ser efetivada a utilização da arrecadação da Contribuição sobre Incidência de Domínio Econômico (CIDE) para financiamento daquele programa. A principal conclusão do artigo é de que, sendo utilizada a CIDE para financiamento do Programa Fome Zero, o impacto do financiamento sobre as regiões ricas do Brasil será muito pequeno, mas grande para as regiões pobres.

Biografia do Autor

Paulo Amilton Maia Leite Filho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

PAULO AMILTON MAIA LEITE FILHO CONCLUIU SEU DOUTORADO EM ECONOMIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) EM 2000. ATUALMENTE É PROFESSOR TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). PUBLICOU VÁRIOS TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS E PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. ORIENTOU VÁRIOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NA PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO DA UFPB. ATUA NOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DE ECONOMIA E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFPB. TEM ÊNFASE EM APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS AS QUESTÕES ECONÔMICAS E CONTÁBEIS. PROFESSOR PAULO AMILTON FOI AGRACIADO NO ANO DE 2009 COM O PRÊMIO DE 2° LUGAR NO 13° PRÊMIO BNB DE ECONOMIA REGIONAL NA CATEGORIA ARTIGOS. HÁ VÁRIOS ANOS É O ORGANIZADOR DO CONGRESSO NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (ANPEC).

Elivan Gonçalves Rosas Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense(1974), doutorado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa(1989) e pós-doutorado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade T´scnica de Lisboa(2006). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional. Atuando principalmente nos seguintes temas:Economia colonial, Quenda tendencial da taxa de lucro, Regime escravagista, Algodão.

Adriano Nascimento da Paixão, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, professor permanente do Pŕograma de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR-UFT) e professor do Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP-UFPB). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Leite Filho, P. A. M., Ribeiro, E. G. R., & da Paixão, A. N. (2017). A CIDE como forma de distribuir renda para regiões pobres do Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 36(1), 7–19. https://doi.org/10.61673/ren.2005.688

Edição

Seção

Artigos