ASSENTAMENTO RURAL AGROECOLÓGICO: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A REPRODUÇÃO SOCIOECONÔMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • Filipe Augusto Xavier Lima Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC).

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2018.713

Palavras-chave:

Agroecologia, Extensão Rural, Desenvolvimento Rural, Reforma Agrária.

Resumo

Tendo como referência a transição agroecológica, o presente trabalho apresenta como objetivo compreender as dificuldades e potencialidades das estratégias e experiências dos agricultores familiares do assentamento Chico Mendes III, além de caracterizar as consequências desse processo sobre o desenvolvimento rural, verificando, ainda, as mudanças ocorridas nas unidades de produção dos agricultores envolvidos. Esses agricultores vêm sendo acompanhado, desde 2009, pelo Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que iniciou um projeto de pesquisa com o intuito de auxiliar o processo de transição agroecológica no assentamento através de diagnósticos, reuniões, capacitações, intercâmbios, unidades de experimentação agroecológica (UEAs) etc. Por meio de visitas aos agricultores do Chico Mendes III para observação direta da rotina dos trabalhos de produção ali desenvolvidos, e de entrevistas direcionadas a fontes-chave de informação e aos representantes de cada família assentada, foi possível constatar os principais fatores que motivaram o envolvimento dos agricultores numa experiência dessa natureza, bem como as transformações identificadas em suas áreas produtivas.  

Biografia do Autor

Filipe Augusto Xavier Lima, Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Professor Adjunto na área de Extensão e Desenvolvimento Rural, vinculado ao Departamento de Economia Agrícola (DEA) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na Pós-Graduação, é docente permanente do Mestrado Acadêmico em Economia Rural (MAER) da UFC. Graduado em Engenharia Agronômica e Licenciatura em Ciências Agrícolas (2008) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde também fez o mestrado (2011) no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex). É Doutor em Extensão Rural (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), com estágio de doutorado sanduíche no exterior no Máster en Agroecología: un Enfoque para la Sustentabilidad Rural, na Universidad Internacional de Andalucía (UNIA-España), e no Instituto de Sociología y Estudios Campesinos (ISEC), na Universidad de Córdoba (UCO-España).

Downloads

Publicado

2018-10-05

Como Citar

Lima, F. A. X. (2018). ASSENTAMENTO RURAL AGROECOLÓGICO: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A REPRODUÇÃO SOCIOECONÔMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR. Revista Econômica Do Nordeste, 49(3), 51–66. https://doi.org/10.61673/ren.2018.713

Edição

Seção

Artigos