Simulações acerca da relação entre oferta de moeda e crescimento de pequenas economias locais abertas

Autores

  • Romualdo Kohler Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Nali de Jesus de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.738

Palavras-chave:

Base exportadora, Moeda e crescimento, Nãoneutralidade da moeda.

Resumo

Este trabalho examina a influência da oferta monetária no crescimento de uma pequena região. Estudaram-se as hipóteses da endogeneidade da moeda na economia local, em sua interação com o fluxo de rendas do exterior, e a inconstância de sua velocidade de circulação. Para os testes, foram feitas simulações de eventos reais em um modelo local de balanço de pagamentos, procurando-se verificar o impacto das relações externas na base monetária interna. As simulações confirmaram a endogeneidade da oferta de moeda, a hipótese de que a oferta de moeda afeta o produto e a inconstância de sua velocidade de circulação. Desse modo, pode-se afirmar que o crescimento de uma pequena região depende de sua liquidez monetária. Esta é influenciada fundamentalmente pelo dinamismo do setor exportador, captador externo de moeda, e em menor escala pelo mercado interno induzido, um dos fatores determinantes da velocidade de circulação da moeda.

Biografia do Autor

Romualdo Kohler, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Cruz Alta, em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta, Especialização em Teoria Econômica e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Cruz Alta, Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Doutorado em Administração pela Universidad Nacional de Misiones, Posadas, Argentina, revalidado no Brasil pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Desde 1998, atua como Professor em diversos cursos de graduação e, atualmente, é Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado - na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Economia Regional e Urbana, Planejamento Urbano e Regional e Consultoria Empresarial, investigando principalmente nos seguintes temas: planejamento da economia local/regional, governança de APLs, efeitos das políticas públicas na socioeconomia de municípios e consultoria econômica empresarial.

Nali de Jesus de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Nascido em 14/05/1948, em Caçapava do Sul (RS), possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Economia Regional e Urbana - Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1976), doutorado em Economia Regional e Urbana - Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Distribuição, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento econômico; crescimento e desenvolvimento regional; economia brasileira, economia do Rio Grande do Sul; análise de conjuntura.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Kohler, R., & de Souza, N. de J. (2017). Simulações acerca da relação entre oferta de moeda e crescimento de pequenas economias locais abertas. Revista Econômica Do Nordeste, 36(2), 209–226. https://doi.org/10.61673/ren.2005.738

Edição

Seção

Artigos