Modelo de avaliação de desempenho de companhias de saneamento básico na concepção da criação de valor

Autores

  • Francisco Mendes de Alencar Filho Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Tito Belchior Silva Moreira Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Paulo Roberto Amorim Loureiro Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.762

Palavras-chave:

Valor Econômico Agregado, Análise de Agrupamento, Análise Discriminante, Capital Assets Pricing Model (CAPM), Companhias Estaduais de Saneamento Básico (CESB).

Resumo

O presente trabalho objetiva avaliar o desempenho das companhias estaduais de saneamento básico (CESB), por meio de uma metodologia alternativa denominada valor econômico agregado (EVA), compatível com o modelo de fluxo de caixa descontado, aceito universalmente, para avaliar o desempenho financeiro de empresas que atuam em setores da economia formal. Como forma de validar a consistência dos resultados gerados pelo EVA, desenvolveu-se, com o uso do método estatístico de análise multivariada, o Índice de Performance Agregado, que objetiva medir o desempenho de gestão operacional da empresa. O Índice de Performance Agregada permitiu que as companhias fossem classificadas de acordo com o Método Ward, no qual os agrupamentos foram avaliados e classificados pelo uso da análise discriminante. Para a aplicação da referida metodologia, foram coletados, nos demonstrativos financeiros, dados de vinte e seis empresas concernentes aos exercícios de 1998 a 2001, sendo, então, realizado um estudo comparativo entre o Índice de Performance, montado com os dados de gestão operacional, e os dados econômico-financeiros para a confecção do EVA. Conclui-se que o método de avaliação, aqui proposto, apresenta o mesmo comportamento observado nos indicadores de performance.

Biografia do Autor

Francisco Mendes de Alencar Filho, Universidade Católica de Brasília - UCB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (1983) e Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco/MS (2014), mestrado em Economia de Empresas (2003) e Doutorado em Economia (2011) pela Universidade Católica de Brasília (2011). Possui experiência na área de docência do ensino superior e exerceu a função de especialista em operações estruturadas "Project Finance" na Caixa Econômica Federal, atuando principalmente nos seguintes temas: capital asset pricing model, valor econômico agregado, índice de gestão, análise discriminante e análise de agrupamento e estruturação de projetos. Atualmente, é assessor no Ministério da Fazenda no segmento de infraestrutura.

Tito Belchior Silva Moreira, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (2001), atualmente é professor/pesquisador do departamento de economia da Universidade Católica de Brasília e pesquisador pelo CNPq. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: macroeconomia (interação entre políticas fiscal e monetária, dominância fiscal); economia regional e urbana (economia do crime, crescimento de cidades e processos de aglomeração) e Economia Monetária (política monetária e preços relativos). Possui publicações entre periódicos nacionais e internacionais e experiência em orientação de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado na UCB. Durante o ano de 2005 foi diretor do curso de graduação de economia da UCB. Orientador de 3 monografias selecionadas para prêmio do CORECON-DF. Vencedor do XIV Prêmio do Tesouro Nacional de 2009; Vencedor do XV Prêmio do Tesouro Nacional de 2010; Vencedor do IV Prêmio SOF em 2011. De acordo com QUALIS CAPES 2015 tenho as seguintes publicações: (A1) Economics Letters; (A1) International Review of Law and Economics; (A1) Economics Bulletin; (A1) Review of Development Economics; (A2) Journal of Economics Studies; (A2) Plos One; (A2) International Journal of Social Economics; (A2) Applied Financial Economics. No Brasil tenho publicações nos principais periódicos: Revista Brasileira de Economia (FGV); Análise Econômica (UFRGS); Estudos Econômicos (USP); Economia Aplicada (USP); Brazilian Review of Econometrics (SBE), Planejamento e Politicas Publicas (IPEA), Economia (Anpec-Brasília); Pesquisa Operacional, Revista de Economia Política, Revista de Economia Contemporânea (UFRJ), Nova Economia (UFMG). Um estudo recente sobre repercussão de pesquisas realizado pelo departamento de economia ? FEA/USP, intitulado ?Scholarly Collaboration and Research Output of Academic Economists in Brazil? (Haddad, Mena-Chalco e Sidone, WP 2016-10) me classifica como um dos mais produtivos pesquisadores do Brasil.

Paulo Roberto Amorim Loureiro, Universidade de Brasília - UnB

Economista (1980). Possui Mestrado (1993) e Doutorado (2000) em Economia pela Universidade de Brasília. Pesquisador Visitante, Tulane University (2005/06) - New Orleans (USA) e University of Kent (2013/14) - Canterbury (UK). Tem experiência em Economia, com ênfase em Econometria Aplicada, atuando principalmente nas seguintes áreas: Economia do Trabalho; Economia do Crime e da Violência. Publicou cerca de 55 artigos em revistas científicas como, por exemplo, no Exterior. De acordo com QUALIS CAPES: (A1)_Economics Letters; (A1)_International Review of Law and Economics; (A1)_Empirical Economics; (A1)_Ecological Economics; (A1)_Economics Bulletin; (A1)_Journal of Population Economics; (A2)_Journal of International Development; (A2)_The Review of Black Political Economy; (A2)_Journal of Economics Studies e (A2)_International Journal of Social Economics. "TOP JOURNALS" no Brasil: Revista Brasileira de Economia (FGV); Análise Econômica (UFRGS); Estudos Econômicos (USP); Economia Aplicada (USP) e Brazilian Review of Econometrics (SBE). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasilia - (UnB) e Pesquisador Associado do CNPq desde o ano de 2004. O CNPq tem concedido várias Bolsas e Auxílios financeiros, por exemplo: Quatro Bolsas de Produtividade em Pesquisa Nível 2; Duas Bolsas de Pós-Doutorado no Exterior e Projetos. Orientações e supervisões concluídas. Dissertação de mestrado: 27; Tese de doutorado: 6. Supervisão de pós-doutorado: 2. Possui o Fator H-index= 7 SCOPUS. Cites/year: 17.71 Citations: 124. Um estudo sobre " Produção Científica e Redes de Colaboração dos Docentes Vinculados aos Programas de Pós-graduação em Economia no Brasil (2016)", elaborado pelo Departamento de Economia da FEA-USP apontou como um dos pesquisadores com o melhor desempenho no fator 2 - "Produção Qualis - Economy" (TOP 25).

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

de Alencar Filho, F. M., Moreira, T. B. S., & Loureiro, P. R. A. (2017). Modelo de avaliação de desempenho de companhias de saneamento básico na concepção da criação de valor. Revista Econômica Do Nordeste, 35(1), 20–38. https://doi.org/10.61673/ren.2004.762

Edição

Seção

Artigos