Avaliação da eficácia do Programa Estadual de Qualificação do estado da Paraíba no ano de 2000

Autores

  • Adriano Firmino Valdevino de Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Adriano Nascimento da Paixão Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • José Luis da Silva Netto Junior Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Urbano Cabral da Nóbrega Neto Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.799

Palavras-chave:

Tecnologia, Reestruturação, Emprego, Qualificação Profissional.

Resumo

As mudanças ocorridas no plano tecnológico e gerencial vêm exigindo um novo posicionamento por parte dos trabalhadores. A qualificação e capacitação, dentro deste prisma, tornam-se fundamentais na procura e obtenção de um posto de trabalho. As altas taxas de desemprego podem estar refletindo, em menor grau, uma defasagem entre os avanços tecnológicos e a efetiva qualificação do trabalhador. Dentro desta perspectiva, este trabalho tem como objetivo primordial verificar se o Plano Estadual de Qualificação (PEQ) implementado na Paraíba
no ano 2000 interferiu no grau de empregabilidade dos trabalhadores. O estudo tem como hipótese básica a probabilidade de o indivíduo estar ou não empregado depois do programa de capacitação PEQ. A partir de um modelo econométrico probabilístico, os resultados são conclusivos no sentido de que o PEQ aumentou as chances de os indivíduos estarem empregados, o que implica na existência de evidências de que uma maior qualificação profissional resulta necessariamente em maiores chances de se estar empregado.

Biografia do Autor

Adriano Firmino Valdevino de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba e professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Ambiental, em especial métodos de valoração econômica, Economia do Crime e Métodos Quantitativos.

Adriano Nascimento da Paixão, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, professor permanente do Pŕograma de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR-UFT) e professor do Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP-UFPB). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional.

José Luis da Silva Netto Junior, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e (2003). É Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, crescimento econômico e desigualdade de renda, migrações, mobilidade de renda e mobilidade educacional.

Urbano Cabral da Nóbrega Neto, Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA

Economista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/PADR). Atualmente é professor do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA) e consultor em assuntos na área de pesquisa (survey), com ênfase no cálculo de indicadores e estatística socioeconômica.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

de Araújo, A. F. V., da Paixão, A. N., Netto Junior, J. L. da S., & da Nóbrega Neto, U. C. (2017). Avaliação da eficácia do Programa Estadual de Qualificação do estado da Paraíba no ano de 2000. Revista Econômica Do Nordeste, 35(4), 528–537. https://doi.org/10.61673/ren.2004.799

Edição

Seção

Artigos