Escolaridade, políticas sociais e a evolução da desigualdade regional de renda no Brasil entre 2003 e 2011: uma análise a partir das fontes de renda

Autores

  • Rodrigo Carvalho Oliveira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Raul da Mota Silveira Neto Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.80

Palavras-chave:

Desigualdade regional, Educação, Programas sociais.

Resumo

Constata que, no Brasil a despeito dos elevados níveis de desigualdade, tem sido verificada uma queda constante das disparidades de renda, desde meados da década de 1990, tanto entre pessoas, quando se analisa a desigualdade, quanto entre as regiões. Tem por objetivo avaliar qual a importância das fontes de renda do trabalho associadas à escolaridade e das fontes de renda não relacionadas ao trabalho, em especial, das fontes associadas aos programas públicos de transferência de renda, sobre a queda na desigualdade de renda regional observada entre os anos de 2003 e 2011. Obtidos a partir de diferentes estratégias de decomposição do índice de Gini regional, os resultados sugerem que a renda do trabalho dos indivíduos com níveis intermediários de escolaridade e a renda dos programas sociais foram as principais responsáveis pela queda do índice de Gini no período.

Biografia do Autor

Rodrigo Carvalho Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (2010) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor assistente da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia e cursa o doutorado em economia na Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: microeconometria, avaliação de políticas públicas, desigualdade de renda, pobreza, educação e saúde. Em 2013 ficou em 1º lugar no Prêmio CNI de Economia na Categoria Economia do Trabalho.

Raul da Mota Silveira Neto, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado ddo Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Os trabalhos e pesquisas concentram-se nas áreas de Economia Regional, Economia Urbana, Economia do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com interesse específico na avaliação de políticas públicas, nas políticas de desenvolvimento regional ou local. nos determinantes da desigualdade e da migração, nos condicionantes da distribuição das famílias e atividades nas cidades, nos diferenciais de qualidade de vida entre cidades e nos determinantes do crescimento das cidades.

Downloads

Publicado

2016-04-19

Como Citar

Oliveira, R. C., & Silveira Neto, R. da M. (2016). Escolaridade, políticas sociais e a evolução da desigualdade regional de renda no Brasil entre 2003 e 2011: uma análise a partir das fontes de renda. Revista Econômica Do Nordeste, 44(3), 651–670. https://doi.org/10.61673/ren.2013.80

Edição

Seção

Artigos