Pobreza no Nordeste a década de 1990 vista de perto

Autores

  • Sônia Maria Rodrigues Rocha Universidade de Paris I (Panthéon-Sorborne).

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2003.817

Palavras-chave:

Pobreza, Renda, Nordeste, Condições de Vida, Saneamento Básico, Brasil-Nordeste.

Resumo

Este texto trata da evolução ocorrida na década de noventa no que concerne à incidência de pobreza no Nordeste, enfatizando a sua importância relativa no âmbito do país. Indicadores de pobreza do ponto de vista da renda mostram que a trajetória nordestina acompanhou a brasileira, mantendo, assim, a posição desfavorável da região no país que se verificava em 1992. No entanto, no que concerne ao acesso à infra-estrutura básica e à posse de bens duráveis, ocorreu no período 1992/99 uma melhoria mais acentuada no Nordeste do que no restante do país, além de redução das disparidades entre pobres e não-pobres. Houve, portanto, algum progresso relativo no bem-estar relativo das famílias pobres no Nordeste que não é captada pelos indicadores de rendimento per se. Em anexo apresenta resultados para 1999 e 2001 reponderados com base no Censo Demográfico.

Biografia do Autor

Sônia Maria Rodrigues Rocha, Universidade de Paris I (Panthéon-Sorborne).

Economista com bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado (Master Of Arts in Economics, pela Bucknell University, USA e doutorado em Planification Économique, pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Pesquisadora aposentada do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), onde iniciou estudos sistemáticos sobre pobreza no Brasil, desenvolvendo metodologia específica para estabelecer linhas de pobreza e de indigência espacialmente diferenciadas com base em pesquisas de orçamentos familiares, o que vem permitindo gerar séries de longo prazo sobre incidência e caracterização da pobreza no Brasil. Além de pesquisas de acompanhamento do rendimento das familias e das condições de vida em geral, e em particular, da pobreza e da desigualdade, tem realizado estudos que subsidiam a ação de governos em diferentes níveis. Vem realizando avaliações do desenho e da implementação de políticas de transferência de renda no Brasil e participado de monitoramento de projetos anti-pobreza em países da América Latina para agencias internacionais. Foi visiting scholar na University of Oxford, Inglaterrra, em 2008; Tinker Professor na University of Stanford, EEUU, em 2009; titular da cátedra Buarque de Holanda, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França, de 2010-2013. Atualmente é pesquisadora do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS, Rio de Janeiro) se dedicando aos temas de pobreza, desigualdade, mercado de trabalho e políticas sociais.

Downloads

Publicado

2018-01-04

Como Citar

Rocha, S. M. R. (2018). Pobreza no Nordeste a década de 1990 vista de perto. Revista Econômica Do Nordeste, 34(1), 7–41. https://doi.org/10.61673/ren.2003.817

Edição

Seção

Artigos