Avaliação da eficiência pública municipal: o caso de Pernambuco

Autores

  • Carlos Eduardo Gasparini Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Francisco de Sousa Ramos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2003.820

Palavras-chave:

Descentralização Fiscal, Eficiência Municipal, DEA.

Resumo

O Brasil tem experimentado um controverso processo de transferência de recursos públicos da
União para os Estados e, principalmente, para os municípios, seguindo uma tendência mundial de valorização das esferas locais de governo. As polêmicas em torno da questão têm demonstrando claramente a necessidade de avaliação da gestão municipal. Este trabalho procura avaliar a eficiência pública na prestação de serviços pelos municípios do Estado de Pernambuco, por meio da estimação de fronteiras de eficiência, utilizando abordagem nãoparamétrica DEA (Data Envelopment Analysis). Os resultados permitiram concluir que a preocupação com as municipalidades com reduzido contingente populacional, demonstrada por diversos autores,
é procedente. Por outro lado, observou-se que os novos municípios criados no Estado a partir
de 1980, em geral, não figuram entre os mais ineficientes e possuem, em média, níveis de eficiência superiores aos do conjunto de municípios pernambucanos. Por fim, constatou-se que a eficiência no Estado, embora correlacionada com alguns fatores específicos, não possui um padrão típico. Da mesma forma, verificou-se que a filiação partidária do prefeito não tem um papel relevante na determinação dos níveis de eficiência municipal.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Gasparini, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Carlos Eduardo Gasparini concluiu o doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2003. Atualmente é Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - MP, cedido à Instituição Fiscal Independente do Senado Federal. Possui vários trabalhos publicados em periódicos especializados, anais de eventos, livro e capítulos de livros. Orientou dissertações de mestrado, monografias de curso de especialização, trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso na área de Economia. Recebeu 2 prêmios acadêmicos. Atua na área de Economia, com ênfase em Finanças Públicas, Orçamento e Federalismo Fiscal. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes são: Federalismo Fiscal, Descentralização Fiscal, Eficiência, Análise de Envoltória de Dados (DEA - Data Envelopment Analysis), Orçamento Público, Educação, Saúde, Renda, Déficit relativo de serviços e Desenvolvimento Econômico.

Francisco de Sousa Ramos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Francisco de Sousa Ramos concluiu o doutorado em Economia - Université Catholique de Louvain, Bélgica, em 1992. Secretário-executivo da ANPEC-Associação de Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia (biênio 2003-2004), membro do Comitê de Assessoramento de Administração e Economia CNPq?CA-AE (triênio 2005-2007), Coordenador-adjunto da área de Economia junto a CAPES (triênio 2004-2006), Coordenador da área de Economia na CAPES para o triênio 2007-2010, sendo reconduzido para o triênio 2010-2012, e eleito para o CTC-Conselho Técnico Científico da CAPES para o triênio 2010-2012 (tendo se afastado em maio/2012). Diretor de Pesquisa da UFPE (2008-2011) e Pró-Reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação da UFPE (2011-2015). Publicou vários artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, além de livros e capítulos de livros. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como trabalhos de iniciação científica e monografias de conclusão de curso.

Downloads

Publicado

2018-01-09

Como Citar

Gasparini, C. E., & Ramos, F. de S. (2018). Avaliação da eficiência pública municipal: o caso de Pernambuco. Revista Econômica Do Nordeste, 34(2), 288–307. https://doi.org/10.61673/ren.2003.820

Edição

Seção

Artigos