Economia e crime: um estudo exploratório na penitenciária Industrial de Guarapuava e Cadeia Pública de Foz do Iguaçu

Autores

  • Salete Polonia Borilli Universidade Paranaense
  • Pery Francisco Assis Shikida Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2003.822

Palavras-chave:

Crimes Lucrativos, Entrevistas, Penitenciária Industrial de Guarapuava e Cadeia Pública de Foz do Iguaçu (PR).

Resumo

Este trabalho objetiva analisar alguns aspectos do crime sob as circunstâncias econômicas da prática criminosa, via entrevista face a face, dos criminosos acessíveis de um universo compreendido por réus julgados e condenados por crimes lucrativos, localizados na Penitenciária Industrial de Guarapuava e Cadeia Pública de Foz do Iguaçu (PR). Como corolário, os criminosos migraram para atividades ilegais na esperança de que os ganhos esperados superassem os custos esperados. A maioria dos entrevistados estava trabalhando na época da prática do crime. A associação da criminalidade com o baixo nível de escolaridade foi confirmada, porquanto a maioria dos entrevistados possuía até o 1o grau incompleto; isto sugere que maiores níveis educacionais podem vir a coibir e/ou tolher a criminalidade. Mais oportunidade de emprego (com remuneração digna), mais estudos e cursos foram apresentadas como políticas para diminuir os crimes.

Biografia do Autor

Salete Polonia Borilli, Universidade Paranaense

possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (1986), mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005) e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas - Faculdades Integradas de Palmas (2001). Atualmente é professor tempo integral da Universidade Paranaense Campus Toledo, - Colégio Estadual Jardim Porto Alegre e - Junta de Julgamento e Conçiliação de Toledo. , atuando principalmente nos seguintes temas: fluxo de caixa, controle financeiro, custo, produção de soja, auditoria, imobilizado, balanço social, demonstração do valor adicionado, e custo, serviços contábeis.

Pery Francisco Assis Shikida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Economia pela UFMG (1989), mestrado em Economia Agrária pela ESALQ/USP (1992) e doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (1997). Pós-doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/SP (2009). Foi Visiting Scholar na Kaiserslautern Universität/Alemanha (2000 e 2005) e University of Wisconsin/Estados Unidos (2010); Professor Visitante na Università Politecnica delle Marche/Itália (2013), Universidade de Évora/Portugal (2015), Universidad de la Rioja/Espanha (2016) e Universitatea Babes Bolyai/Romênia (2016). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), atuando no Curso de Economia, Programa de Mestrado em Economia e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Foi coordenador científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2011/2013, e coordenador do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, 2011/2015. Vice-Presidente da SOBER (Região Sul, 2017-2019). Editor da Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste. Tem experiência na área do Agronegócio e Desenvolvimento Regional, atuando nos seguintes temas: agroenergia, agroindústria canavieira, cadeias produtivas, dinâmica e cenários econômicos, comportamento de mercado (market behaviour, mais especificamente economia do crime).

Downloads

Publicado

2018-01-09

Como Citar

Borilli, S. P., & Shikida, P. F. A. (2018). Economia e crime: um estudo exploratório na penitenciária Industrial de Guarapuava e Cadeia Pública de Foz do Iguaçu. Revista Econômica Do Nordeste, 34(2), 328–346. https://doi.org/10.61673/ren.2003.822

Edição

Seção

Artigos