O Nordeste em busca do ouro adoçante

Autores

  • Osmil Galindo Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2003.833

Palavras-chave:

Apicultura, Brasil – Nordeste, Desenvolvimento Sustentável, Prospecção de Mercado, Políticas Públicas, Planejamento Regional.

Resumo

O artigo intenta analisar o desenvolvimento da apicultura na região sob o ponto de vista da competitividade visando a sua inserção no mercado internacional. Numa tentativa de contribuir para a formulação de políticas para o segmento, identifica aspectos exitosos, entraves e potencialidades, e aborda questões referentes à mão-de-obra, formas de controle e gestão das empresas, características de mercado, formas de articulação internacional, fatores de êxito e insucessos na competição, uma visão do conjunto das estratégias das empresas e as tendências
principais do segmento internamente. Buscando definir as características da demanda internacional quanto aos produtos apícolas, o texto leva em conta o resultado de uma prospecção do mercado externo, considerando aspectos como fatores que influenciam a demanda, exigências dos consumidores, o regime legal de importação, as tendências, os canais de distribuição e que medidas deveriam ser tomadas para tornar os produtos nacionais mais competitivos internacionalmente.

Biografia do Autor

Osmil Galindo, Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1973) e especialização em Planejamento do Desenvolvimento Social pelo centro de Treinamento em Desenvolvimento Econômico e Regional (1981). Atualmente é membro do Conselho Editorial da revista Cadernos de Estudos Sociais (FUNDAJ) e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional , atuando principalmente nos temas: avaliação de políticas públicas, economia regional, desenvolvimento regional e cenários econômicos. Participação na produção de diversos livros e artigos, tem atuado como consultor de vários órgãos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2018-01-09

Como Citar

Galindo, O. (2018). O Nordeste em busca do ouro adoçante. Revista Econômica Do Nordeste, 34(3), 440–465. https://doi.org/10.61673/ren.2003.833

Edição

Seção

Artigos